Dúvidas e Erros Frequentes
Por Isabel Casanova
A autora Isabel Casanova, na sua obra Português Revisitado, vem lançar um novo olhar sobre a redundância de erros que se cometem na atualização do código linguístico português, assim como algumas dúvidas mais frequentes que se põem aquando da construção oral e escrita de enunciados. Defensora do Acordo Ortográfico de 1990 (AO), reitera, no Prefácio, que motivações políticas e linguísticas levaram a um acordo assente em base tendencialmente fonética. Alerta para o facto de muitos daqueles que o criticam «evidenciam o desconhecimento do acordo e a razão de ser das soluções» . Num estilo próprio, faz uso de um discurso cristalino e inteligível para a maior parte dos leitores.
Começa por fazer considerações prévias à nova ortografia, apresentando as principais incidências do AO, referindo-se às questões das maiúsculas e minúsculas, o emprego do acento grave, a acentuação gráfica das palavras oxítonas e paroxítonas, o apóstrofo, o hífen em compostos, com o verbo haver e o seu emprego geral, as sequências consonânticas e a existência de grafias duplas.
Seguidamente, passa a tratar das confusões de género e ilustra com situações recorrentes, como acontece com estrangeirismos, mas também com termos em que há dúvida relativa ao feminino como maestro, músico, poeta, presidente, personagem, juiz, embaixador, obrigado, síndroma e TAC.
A rubrica «como se pronuncia» é o tema que suced...