José Manuel Matias - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
José Manuel Matias
José Manuel Matias
9K

Licenciado em História e mestre em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Vice-presidente da Sociedade da Língua Portuguesa e cocoordenador editorial do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.

 
Textos publicados pelo autor
Sobre o «subsidiadíssimo»<br> Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Réplica a um artigo de opinião no jornal "Público"

Na sequência da publicação do artigo intitulado "Audiências vs. Audições e a 'PPP' dos livros escolares", da autoria de Madalena Cardoso Homem e publicado no jornal Público de 11 de abril de 2013, os coordenadores editoriais do Ciberdúvidas, José Mário Costa e José Manuel Matias, elaboraram o seguinte comentário, saído em 15 de abril de 2013 no mesmo jornal.

O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação português, João Gomes Cravinho deu uma extensa entrevista ao jornal "Público” (de 17 de Maio p.p.), onde passa em revista as grandes opções da política externa de Portugal.

No que se refere à política cultural externa e mais especificamente ao posicionamento da Língua Portuguesa no mundo, duas ideias centrais decorrem do seu discurso e, quanto a nós, de primordial importância: o interesse da Língua Portuguesa em África...

A União Europeia acaba de integrar dez novos membros, passando de 15 para 25. Este alargamento teve como consequência a introdução de um conjunto de mudanças na sua arquitectura jurídico-política. Contudo, há um problema que tem sido pouco abordado pelos analistas: a questão das línguas de trabalho ou oficiais.

Antes do alargamento, a UE tinha onze línguas oficiais. O Parlamento Europeu era já uma autêntica Babel. Um dia inteiro de traduções simultâneas tinha encargos de milhares de ...

Os países de língua oficial portuguesa constituem uma base da maior importância para a expansão do português em África. A opção pela língua de Camões foi tomada pelos movimentos independentistas ainda no decurso da luta de libertação e resultou do reconhecimento de que a sua utilização concorreria eficazmente para consolidar as fronteiras políticas e culturais dos futuros Estados, contribuindo também para fortalecer a independência e unidade nacional. (...)

     Alguns exemplos destes metadiscursos:
     O fogo amigo. O que é "o fogo amigo"? "O fogo amigo" é referido sempre que um míssil apontado para um alvo iraquiano se mostra menos "inteligente" (outra subtileza linguística deste conflito…) e, em vez de atingir o "inimigo" pretendido, lança a morte nas suas próprias forças. Se as "baixas" (outro vocábulo ora muito em voga) não falassem inglês, o "fogo amigo" passaria a ..."danos colaterais".