O que traz de novo a plataforma CiberEstudos - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
O que traz de novo a plataforma CiberEstudos
Iniciativa da Associação Ciberdúvidas
Por José Manuel Matias 790

A plataforma CiberEstudoinaugurada em maio de 2017, outro projeto educativo da Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, e patrocinada em exclusivo pela Fundação Vodafone está a ter grande aceitação junto de alguns agrupamentos de escolas de ensino básico e secundário em Portugal.

Trata-se de um projeto da grande relevância educativa, dada a persistência, ainda, didáticas formatadas com métodos de aprendizagem muito tradicionais que se têm vindo a revelar pouco eficientes para perfis de alunos relacionados com desenvoltura com as novas tecnologias.

Facultar-lhes um processo de aprendizagem mais dinâmico, lúdico e interativo, captando o seu interesse e aumentando a sua predisposição para assimilação dos conteúdos programáticos é objetivo central do CiberEstudos

A inovação e interatividade em que assenta permitem um completo acompanhamento e apoio ao estudo, nas duas disciplinas básicas dos alunos desta faixa etária (Português e Matemática), através da criação de dois ambientes de aprendizagem completamente distintos, na sua vertente “Estudo” e “Jogo” e com correção humana de provas e exames. Estas mais-valias visam proporcionar aos utilizadores, abordagens distintas no apoio às aprendizagens e consolidação de conhecimentos.

Sobre o autor

Licenciado em História e mestre em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Vice-presidente da Sociedade da Língua Portuguesa e cocoordenador editorial do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.