Atordoada = Adormecida, Estonteada, Entontecida, Insensibilizada, Maravilhada, Pasmada
Atoarda = Boato, Rumor, Toada, Galga
O ex-presidente do Benfica João Vale e Azevedo utilizou uma vez, numa entrevista televisiva, a palavra atordoada com o sentido de atoarda e veio mais tarde penitenciar-se pelo erro, mera dislexia pontual no calor da argumentação.
Hoje, o consagrado escritor e defensor do tabagismo Miguel Sousa Tavares vem, em ponderada crónica no jornal A Bola, escola de leitura de milhões de portugueses de sucessivas gerações, aplicar a variação semântica azevediana na expressão «… em lugar de adoptar logo como verdade conveniente a primeira atordoada que alguém se lembra de lançar para o ar?» (A Bola, 13-2-2007, pg. 18, col. 5, ln. 68).
Estará este consagrado autor moderno a desencadear um processo de evolução semântica de uma palavra que poderia simbolizar no futuro uma união sentimental entre benfiquistas e portistas?
Ou trata-se, tão-só, de uma mera atoarda capaz de nos deixar atordoados pela perplexidade mil vezes conferida de que a língua portuguesa é demasiado traiçoeira?
E Vale e Azevedo, virá ele, com o seu afiado olho para o negócio, mover uma acção contra MST por plágio da sua originalidade?