Pergunta:
Os parabéns ao Ciberdúvidas pela ajuda preciosa e única que dá a quem usa a língua como instrumento.
A expressão «dar conta de», que no dicionário da Porto Ed. aparece com o significado de «aperceber-se, descobrir» e «responder por; dar explicações», é muitas vezes usada com o sentido de relatar, contar; por exemplo, julgo que é o sentido na frase: «notícias que nos davam conta dos ataques aéreos dos invasores» ou «o relatório dá conta dos casos tratados no hospital». Ora, apesar de muito usada neste sentido, não parece estar correto este significado, de acordo com a definição citada.
Peço uma explicação da expressão e do seu significado, com e sem pronome pessoal (dar conta de e dar-se conta de) (se o seu uso fizer diferença).
Muito obrigada.
Resposta:
De facto, o Dicionário da Porto Editora em linha (Infopédia) apenas apresenta para a expressão «dar conta de» a aceção de «responder por». Contudo, pesquisando noutros dicionários, como, por exemplo, o Dicionário da Língua Portuguesa da Academia das Ciências de Lisboa (DLPACL), é possível identificar como sentidos desta expressão «informar alguém sobre alguma coisa», como em (1), ou «conseguir desempenhar com sucesso; conseguir desembaraçar-se», como em (2).
(1) «A Joana deu conta dos resultados do relatório ao júri.»
(2) «Apesar do elevado trabalho, o António deu conta do recado.»
Por conseguinte, tendo em conta os significados desta expressão atestados no DLPACL, é possível considerar que o segmento de frase, em (3), e a frase, em (4), apresentados pela consulente, estão corretos, na medida em que a expressão «dar conta de» é aqui utilizada no seu sentido de informar.
(3) «[…] notícias que nos davam conta dos ataques aéreos dos invasores […]»
(4) «O relatório dá conta dos casos tratados no hospital.»
Quanto à utilização desta expressão com o pronome reflexo, «dar-se conta de», os seus sentidos são um pouco diferentes dos atribuídos à expressão «dar conta de». Tanto a Infopédia como o DLPACL apresentam como possíveis significados de «dar-se conta de»: «aperceber-se de», notar ou «dar por isso», como exemplificado na frase (5).