F. V. Peixoto da Fonseca (1922-2010) - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
F. V. Peixoto da Fonseca (1922-2010)
F. V. Peixoto da Fonseca (1922-2010)
113K

Fernando Venâncio Peixoto da Fonseca (Lisboa, 1922 – Lisboa, 2010) Dicionarista, foi colaborador da Enciclopédia Portuguesa e Brasileira e da atualização do Dicionário de Morais, membro do Comité International Permanent des Linguistes e da Secção de História e Estudos Luso-Árabes da Sociedade de Geografia de Lisboa, sócio de Honra da Sociedade da Língua Portuguesa e da Academia Brasileira de Filologia. Antigo decano dos professores do Colégio Militar, era licenciado, com tese, em Filologia Românica, distinguido com a Ordre des Palmes Académiques. Autor de várias obras de referência sobre a língua portuguesa, entre as quais O Português entre as Línguas do Mundo, Noções de História da Língua Portuguesa, Glossário etimológico sobre o português arcaico, Cantigas de Escárnio e Maldizer dos Trovadores Galego-Portugueses, O Português Fundamental e O Ensino das Línguas pelos Métodos Audiovisuais e o Problema do Português Fundamental. Outros trabalhos: aqui.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

Como se pronuncia Cloe? Nunca ouvi este nome em português embora saiba que é permitido, assim como "Cloé". Apenas o consigo pronunciar da maneira inglesa, e, em português, "Clué" parece-se bastante estranho. Será que me podem ajudar?

Resposta:

Rebelo Gonçalves, no seu inestimável vocabulário, aconselha a pronúncia com ó-e, mas escreve também que «em alguns poetas, por necessidade de acento métrico ou de rimas», se pronuncia Cloé.

Pergunta:

Tenho uma dúvida no que respeita às delimitações do léxico!

Na palavra lexical computador, qual é o lexema e o semema da palavra?

Desde já obrigado.

Resposta:

O lexema, unidade básica do léxico, corresponde, na terminologia da análise sémica, ao semema, composto de um feixe de rasgos semânticos chamados semas (unidades mínimas não susceptíveis de realização independente). Assim, por exemplo, no caso do termo computador, o semema compacta os semas «aparelho», «portátil», «para uma só pessoa» «para calcular», sendo o lexema, segundo as teorias, assimilado ao morfema ou à unidade de significação. De maneira geral, o emprego do termo lexema permite evitar uma ambiguidade do termo palavra.

Pergunta:

Como se chamam os habitantes da Carrasqueira, aldeia turística pertencente à freguesia da Comporta, concelho de Alcácer do Sal?

Muito obrigado pelo excelente trabalho e cumprimentos.

Resposta:

Segundo José Pedro Machado, no seu Dicionário Onomástico Etimológico, designam-se por carrasqueiros.

Pergunta:

Recorro várias vezes ao Ciberdúvidas sempre para aprender qualquer coisa e agradeço-vos o facto de terem continuado esta iniciativa do saudoso Carreira Bom. Acontece que esta dúvida que me traz junto de vós julgo não ter sido ainda tratada. É a seguinte: existe a palavra "linguaragem"? Se existe, qual o seu significado? Linguagem do povo? Calão? Linguagem mal falada?

Agradeço desde já.

Resposta:

Linguaragem é termo devido ao cruzamento de linguagem e linguarada, e que o segundo destes substitui correctamente.

Pergunta:

Gostaria que me esclarecessem, por favor, qual a origem da palavra maçada.

Obrigado e cumprimentos aos meus velhos amigos na Sociedade da Língua Portuguesa (Lisboa).

Resposta:

Maçada, meu caro e antigo amigo, é, na origem, o particípio passado feminino substantivado do verbo maçar.