Textos publicados pelo autor
Sintaxe e locuções prepositivas
Pergunta: Na frase «Mais de uma mulher foi eleita para a câmara», qual a função sintática da palavra mais?
Qual o núcleo do sujeito da oração?
Obrigado.Resposta: A expressão «mais de», por ter a mesma configuração de «abaixo de, através de, longe de, defronte de, perto de, cerca de, menos de», se encaixa (consoante a gramática tradicional) no conjunto das locuções prepositivas, as quais são assim chamadas por serem constituídas de um grupo de palavras que, terminadas em preposição, funciona como uma...
Vírgula e advérbio não duplicado
Pergunta: Leio constantemente a construção do tipo «Não vejo problema em discutir o tema, não» ou simplesmente «Não há problema nisso, não».
Mas qual seria a justificativa para a vírgula antes do segundo não?
Grato!Resposta: Encontra-se a resposta na página 414 da Gramática da Língua Portuguesa Padrão, de Amini Boainain Hauy. Diz a autora: «Virgulam-se os advérbios sim e não quando empregados para responder a uma pergunta, confirmar ou enfatizar uma ideia.»
Assim,...
O advérbio sexualmente
Pergunta: Sobre a frase «Ainda existem muitas doenças sexualmente transmissíveis», a classe gramatical de sexualmente é advérbio de meio?
Qual a função sintática de sexualmente, já que a referida palavra está inserida dentro de um sujeito «muitas doenças sexualmente transmissíveis»?Resposta: A palavra sexualmente, no contexto em que está inserida, é morfologicamente classificada como advérbio.
O valor semântico contextual é de meio, pois, se as...
A regência de importar-se
Pergunta: Pelo que tenho visto, a regência do verbo importar-se é diferente no português do Brasil e no português de Portugal.
Em Portugal, o verbo deve ser sucedido da preposição de antes de indicar o verbo que o complementa, certo?
Exemplo: «Ele não se importa de ir à estação de comboios.»
Mas e quando não há sucessão de verbo? Por exemplo: «ele não se importa da menina».
Não seria correto trocar o de pelo «com a»? Ex.: «ele não se importa com a menina».Resposta: De...
Géneros digitais
Pergunta: Por favor, quais gêneros são considerados gêneros digitais?
Grato.Resposta: Segundo o Dicionário de gêneros textuais, de Sérgio Roberto Costa, eis os gêneros digitais: aula chat, banner, blog, chat, e-mail, fotoblog, post, fórum eletrônico, ciberconferência, weblog, etc.
Analisando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), foram rastreados os seguintes gêneros digitais (diferentes dos já elencados acima):...
