Textos publicados pela autora
A posição do advérbio muito
Pergunta: Na frase «Em Barcelona faz muito calor», porque se põe o advérbio muito antes do substantivo?
Resposta: Se tivermos em conta o valor do advérbio muito, apercebemo-nos facilmente de que é um modificador, conferindo valores de intensidade ou de quantificação ao constituinte que modifica, razão pela qual «se caracteriza [tal como outros advérbios com o mesmo valor] por ocorrer junto dos constituintes que modifica» (Mira Mateus et alii, Gramática da Língua Portuguesa, Lisboa,...
A origem do apelido Nabaes
Pergunta: Quero saber de que parte de Portugal vem o apelido Nabaes. Meu bisavô veio para a Argentina aquando da guerra... e sempre quis saber isso. Mais do que tudo, porque quero averiguar se existem parentes lá!Resposta: O apelido Nabaes é um dos apelidos portugueses de origem geográfica que se encontram registados nas Inquirições de 1220, segundo J. Leite de Vasconcelos, em Antroponímia Portuguesa (Lisboa, Imprensa Nacional, 1928, p. 163).
Relativamente à origem geográfica, José...
A expressão «boceta de Pandora»
Pergunta: É correto o uso da expressão «boceta de Pandora»? Não se corre o risco de se ser inconveniente se a introduzirmos no nosso discurso?Resposta: Vasco Botelho do Amaral, no seu Glossário Crítico das Dificuldades do Idioma Português (Porto, Ed. Domingos Barreira, 1947, pp. 53-54), regista a expressão «boceta de Pandora» como «uma poética imagem [...] muito empregada pelos literatos», simbolizando todos os males trazidos por Pandora e que se espalharam pela terra.
Essa expressão tem a sua origem na...
Sobre a grafia do topónimo Dobadoura
Pergunta: Estou a preparar um estudo toponímico da Vila de São Brás de Alportel.
Existe um arruamento, a Rua da Dubadoura, que penso estar mal grafada na placa toponímica. Será mesmo Dubadoura, ou Dobadoura?Resposta: O Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado, regista unicamente a forma (singular) Dobadoura para o topónimo de Paços de Ferreira, assim como a forma plural Dobadouras em Monte das Dobadouras, Odemira.
Estes topónimos...
«Tenho clientes à procura de...»
Pergunta: «Tenho clientes á procura de...»
Essa frase está correcta?Resposta: Não, não está correta. A forma correta da frase implica a colocação de acento grave em à — contração da preposição a com o artigo/determinante feminino a = a (prep.) + a (art.), ficando do seguinte modo: «Tenho clientes à procura de...».
Nota: Ao, à, aos e às não são pronomes, mas casos de...
