Textos publicados pela autora
O superlativo de brincalhão, de guloso de comilão e de assustador
Pergunta: Como é que se variam estes adjetivos no grau superlativo absoluto sintético?
Brincalhão, guloso, comilão e assustador.Resposta: O grau superlativo absoluto sintético forma-se, geralmente, pelo acréscimo do sufixo -íssimo, o que sucede com dois dos adjetivos apresentados:
guloso – gulosíssimo
assustador – assustadoríssimo (forma pouco usada)
Por sua vez, como os adjetivos «terminados no ditongo -ão fazem o superlativo em -aníssimo», os outros adjetivos seguem esta regra:
brincalhão –...
O uso do gerúndio em «Ele estava sendo observado»
Pergunta: A construção «Ele estava sendo observado» pode ser considerada correta?
Já me deparei com críticas sobre o verbo estar seguido de gerúndio.Resposta: «Ele estava sendo observado» é uma frase correta, sem qualquer lugar para dúvida, equivalendo à construção de infinitivo gerundivo «Ele estava a ser observado», pois «existe comutabilidade entre o infinitivo preposicionado e o gerúndio nesta construção (Mira Mateus et alii, Gramática da Língua Portuguesa, Lisboa, Caminho, 2003, p. 643).
Basta...
«Quere-a» (ele/a) e «Quere-la» (tu)
Pergunta: Tenho diversas dúvidas sobre a nossa língua que gostaria de ver esclarecidas. Como me surgiram na prática, remeto as frases em concreto em que as dúvidas se colocaram, pedindo que assinalem qual a hipótese correta e, se possível, qual a regra aplicável:
«Queres-la?»
ou
«Queres-a?»
ou
«Quere-a?»
ou
«Quere-la?»Resposta: Tudo depende do sujeito do verbo, razão pela qual são corretas as duas seguintes formas:
Quere-a — se se tratar da 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo do...
«Trata-se do direito de os assinantes acederem a listas»
Pergunta: Tenho diversas dúvidas sobre a nossa língua que gostaria de ver esclarecidas. Como me surgiram na prática, remeto as frases em concreto em que as dúvidas se colocaram, pedindo que assinalem qual a hipótese correta e, se possível, qual a regra aplicável:
«Trata-se do direito dos assinantes de aceder a listas», «Trata-se do direito dos assinantes acederem a listas», ou «Trata-se do direito de os assinantes acederem a listas»?Resposta: «Trata-se do direito de os assinantes acederem a listas» é a forma correta da frase...
«Foi mais fácil para mim aceitar-me a mim mesmo»
Pergunta: Gostaria de perguntar se a frase «Foi mais fácil para mim aceitar a mim mesmo como um ser imperfeito [...]» seria considerada gramaticalmente correta.
Existe algum caso em que a formação mim + verbo seja considerada correta?Resposta: Parece-nos que seria de acrescentar à frase que apresentou o pronome -me após o infinitivo aceitar, o que seria reforçado pela estrutura a mim, ficando o enunciado da seguinte forma:
«Foi mais fácil para mim aceitar-me a mim mesmo como um ser...
