Textos publicados pela autora
Maiúscula ou minúscula após interjeição?
Pergunta: Fiquei com uma dúvida e resolvi enviar. Podem ajudar? Apesar de ter dado uma lida prévia em perguntas parecidas, não ficou claro para mim como proceder. Por favor, gostaria que esclarecessem:
Depois de interjeições, quando o nome for comum, usa-se minúscula ou maiúscula?
Exemplos: «Oh! quanta miséria!», «Nossa Senhora, que frio!», «Ai! meu Deus!»... ou «Oh! Quanta miséria!», «Nossa Senhora, Que frio!», «Ai! Meu Deus!»?Resposta: Como procuram representar representar as nossa emoções, sentimentos súbitos e...
A vírgula e a conjunção como
Pergunta: Na frase «Há várias espécies de plantas como bananeira, jaqueira, laranjeira etc.», deve-se colocar vírgula antes ou depois do termo como?Resposta: Não haveria dúvida alguma do uso da vírgula antes da conjunção como, se este termo estivesse seguido de «por exemplo» — «como, por exemplo» —, em que é feita uma pausa explicativa, o que implicaria que estivesse isolado por vírgulas, e que a frase ficasse do seguinte modo:
«Há várias espécies de plantas, como, por exemplo, bananeira, jaqueira,...
Maiúscula ou minúscula nos produtos DOP?
Pergunta: Gostaria de saber se os produtos com denominação de origem protegida (DOP) devem grafar-se com maiúscula ou com minúscula inicial (por exemplo: Queijo Serra da Estrela; Queijo Terrincho; Borrego Terrincho; Carne Marinhoa; etc.).Resposta: Embora, de facto, se trate dos nomes dos produtos com denominação de origem protegida, não nos parece que os vocábulos queijo, borrego, carne (e de outros produtos) se escrevam com maiúscula inicial, porque se trata de nomes comuns a que se associam os respetivos nomes próprios, os...
Amor de Perdição e Amor de perdição
Pergunta: Colaboro na correcção de dados bibliográficos para uma comunidade online de leitores. Os títulos em inglês devem levar quase todas as palavras "importantes" em maiúscula inicial, mas a minha ideia é que nas línguas latinas, apenas a primeira palavra e os nomes próprios devem levar maiúscula. Ora bem, também sei que, até o século XIX, o costume português era parecido ao inglês (por exemplo, Amor de Perdição).
Deveria corrigir a ficha para Amor de perdição? Para já, estou a deixar os títulos antigos com quase todas as...
O herói de O Infante (Mensagem, de Pessoa)
Pergunta: A que herói o sujeito poético se refere no poema O Infante?Resposta: No poema O Infante da segunda parte, Mar Português, de Mensagem (Fernando Pessoa), o sujeito poético dirige-se a um tu, lembrando-lhe a sua marca distintiva de eleito, escolhido e elevado à imortalidade por Deus — «Sagrou-te, e foste desvendando a espuma» (1.ª estrofe), «Quem te sagrou criou-te português. / Do mar e nós em ti nos deu sinal» (3.ª estrofe).
Ora, este tu, português «que [foi] desvendando a...
