Pergunta:
Habituado é adjetivo, ou substantivo?
Não sei qual será a sua resposta, mas para o [Dicionário] Aurélio habituado é apenas substantivo.
Resposta:
A palavra habituado é mais frequentemente usada como adjetivo participal (do particípio passado do verbo habituar), como sinónimo de «acostumado, acomodado, adaptado», de que são exemplos as seguintes frases:
«Foi ela, a criança frágil, habituada a sofrer e a chorar, quem nos valeu e nos inoculou a energia com que chegámos a cabo de tantas canseiras» (Henrique Galvão, Velo d`Oiro, 238).
«Quem manda aqui sou eu! De repente compreendi que tinha caído nas mãos de um déspota, de uma pessoa habituada a vergar os outros aos seus caprichos» (Branquinho da Fonseca, Barão, 16).
Por sua vez, o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa contempla, para além do adjetivo, o substantivo/nome habituado, que designa «frequentador assíduo, certo, de um lugar», como se pode verificar pelo exemplo apresentado:
«Eles são habituados daquele bar.»
Contudo, este uso não parece ter difusão no Brasil* e é desconhecido em Portugal. De qualquer modo, importa acrescentar que nos parece ser o resultado da adaptação para português (um aportuguesamento) do estrangeirismo habitué — que pode ser um substantivo/nome ou um adjetivo, usado para designar «frequentador»:
«Ele é um habitué destas sessões de teatro.»
* Comunicação pessoal do consultor Luciano Eduardo de Oliveira, que também assinala que no Corpus do Português (Mark Davies e Michael Ferreira) se encontram cinco o...