Textos publicados pela autora
Recursos estilísticos num verso de António Gedeão
Pergunta: Qual é o recurso estilístico presente na seguinte frase: «entre mim e a evidência paira uma névoa cinzenta» [António Gedeão, Forma de Inocência]?Resposta: Nessa frase há mais do que um recurso estilístico, destacando-se os seguintes:
— a personificação, uma vez que «a evidência» é colocada ao nível da pessoa do sujeito de enunciação, sendo-lhe atribuídas qualidades (a nível da capacidade de raciocinar) próprias do ser humano;
— a metáfora em «paira uma névoa», pois há aí a fusão de duas realidades sem o termo de...
A abreviatura da palavra diácono
Pergunta: A palavra diácono é abreviada diác., existe no meio religioso o uso de "Dc".
Minhas perguntas: Pode-se aceitar este uso? Eu acho que não, porque já existe uma abreviatura para este vocábulo, mas preciso de confirmação.
E no caso da forma feminina, não encontrei nada a respeito. Uso a abreviatura "Diácsa". Está de acordo, ou não?
Grata.Resposta: A forma registada pelo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), edição de 2009, da Academia Brasileira de Letras...
Sobre o uso de «data de vencimento» e maturidade
Pergunta: Ouvimos frequentemente esta palavra aplicada à data de vencimento de um empréstimo. Será que já adoptamos o anglicismo maturity date? É que o significado tem que ver com alguém que já atingiu a idade madura, com responsabilidade, ponderação, bom senso.
Agradeço que me esclareçam.Resposta: Recomenda-se «data de vencimento».
O Grande Dicionário da Língua Portuguesa (2010), da Porto Editora, regista os seguintes significados para a palavra maturidade (do latim...
A concordância com todos, novamente
Pergunta: Supondo que um professor pergunte aos alunos se na frase «Todos vamos à praia» as regras de concordância foram respeitadas, o aluno deveria responder o quê? E a pergunta mais importante: a silepse (de qualquer tipo) é um desvio gramatical (um erro de concordância)?
Grato!Resposta: Relativamente à concordância com o quantificador universal todos, aconselha-se a consulta da resposta sobre esse caso, em que se pode verificar que todos (e ambos) podem ser seguidos de pronomes...
«Fazer uma opção»
Pergunta: Qual é a forma correta?
— tomar uma opção
— fazer uma opçãoResposta: De imediato, surgem-nos as seguintes construções/estruturas, decerto, por se tratar daquelas que mais frequentemente ouvimos/lemos/dizemos: «tomar uma decisão», «tomar uma atitude» e «fazer uma opção».
De qualquer modo, para que possamos responder com maior rigor, importa verificar a etimologia e o significado de cada uma dessas palavras.
Assim, opção (do latim optiōne-) designa «acto ou efeito de optar;...
