Textos publicados pela autora
O emprego do verbo lembrar
Pergunta: Sempre tenho muitas dúvidas relativas ao emprego do verbo lembrar. Poderiam dizer-me quais das frases são agramaticais, o porquê disso, e quais seriam as alternativas corretas a substituí-las?
1. Esta canção lembra a minha infância.
2. Esta canção lembra-me a minha infância.
3. Esta canção lembra-me da minha infância.
4. Esta canção lembra você/lembra-a.
5. Esta canção lembra-me você/ lembra-ma.
6. Esta canção lembra-me de você.
E ainda, em correspondência às três últimas:
7. Esta canção...
A relação de hiperonímia de dança
Pergunta: Gostaria de saber se dança pode ser um hiperónimo?Resposta: Um hiperónimo é uma palavra que designa uma realidade que pode ainda ser subdividida em elementos mais pequenos ou restritos. Assim, dança é, de facto, um hiperónimo, pois podemos, num nível abaixo, enunciar uns quantos tipos diferentes de dança, constituindo, cada um, um hipónimo. Por exemplo, o tango é um hipónimo de dança....
Oração iniciada por porquanto
Pergunta: «Porquanto minha língua ainda se furtasse a seu ofício, permaneci calado.»
No período acima, a oração iniciada por conjunção é coordenada explicativa, ou subordinada adverbial causal?
Obrigado.Resposta: A questão que coloca implica problemas de dois tipos. Por um lado, porquanto, como outras conjunções, aparece associada tanto a coordenadas explicativas como a subordinadas causais; por outro lado, estamos perante uma construção pouco usual, uma vez que a oração introduzida pela...
Complexidade sintáctica
Pergunta: Gostava de saber o que é complexidade sintáctica e como pode aumentar/diminuir a dificuldade de leitura/compreensão de um texto/frase.
Precisava desta informação para um trabalho de inteligência artificial.Resposta: Uma frase é considerada simples quando contém uma única oração e complexa quando tem mais de uma oração. Das frases que o consulente escreve, a primeira é complexa e a segunda simples.
Na primeira temos três orações expressas e uma subentendida (esta indicada a seguir entre parênteses...
A origem da expressão «tem que ver»
Pergunta: Vi no vosso site que «tem que ver» é a expressão correcta, dado que «tem a ver» usa a sintaxe francesa. No entanto, não encontrei uma explicação sobre a origem da expressão «tem que ver», ou seja, o que é que a expressão está a abreviar. Porque é que se usa o que e não o a?Resposta: Se qualquer das expressões «ter a ver» (e eu acrescentaria com) ou «ter que ver com» for colocada na negativa, vemos que há necessidade de inserir o indefinido nada:
a) «Não ter nada a/que ver com...»
Poderemos...
