Textos publicados pela autora
A função emotiva da linguagem numa carta
Pergunta: Numa carta, como posso detectar a função emotiva da linguagem?Resposta: Na função emotiva (uma das seis funções da linguagem definidas por Roman Jakobson) prevalecem as marcas do emissor, ou seja, daquele que fala ou escreve. A mensagem centra-se nas suas opiniões e emoções. Geralmente usa-se a 1.ª pessoa do singular, e pode haver recurso a interjeições ou a frases que indiquem o estado de espírito do emissor.
Qualquer indicação que possibilite identificar o que pensa ou sente quem está a escrever constitui uma marca...
A oração subordinada substantiva objectiva directa e a oração reduzida de infinitivo
Pergunta: Primeiramente parabenizo-lhes pelo trabalho que desenvolvem, e através do qual tenho sido cultivado.
Gostaria de saber se toda oração subordinada substantiva objetiva direta pode ser transformada em oração reduzida de infinitivo, por exemplo: «Respondeu-lhe que manteria a pessoa em casa», para «Respondeu-lhe manter a pessoa em casa». Ou há verbos que não permitem essa transformação?
Antecipadamente agradeço.Resposta: Obrigado pelas suas palavras simpáticas. De uma forma geral, nos verbos que se...
Os complementos determinativos na expressão «Auto da Barca do Inferno»
Pergunta: Na expressão «Auto da Barca do Inferno», quantos (e quais) complementos determinativos temos?
Devemos considerar «da Barca do Inferno» complemento determinativo de «Auto», e «do Inferno» complemento determinativo de «barca»? Ou devemos considerar separadamente «da Barca» e «do Inferno»?
Haverá outra forma de analisar a expressão?
Obrigada.Resposta: A minha interpretação aproxima-se muito da sua. Temos, efectivamente, dois complementos determinativos — ou complementos do nome, se utilizarmos a nova...
Ainda a palavra desseleccionar
Pergunta: Parece incrível, mas 4 anos depois voltei a ter a mesma dúvida, tendo encontrado o meu post ao pesquisar pela mesma (http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=14721) e ficado admirado com o facto de já ter perguntado o mesmo há tanto tempo.
O problema mantém-se. Todas as pessoas com quem contacto usam desseleccionar na convicção de que faz parte do vocabulário. A mim ainda me faz "comichão" porque alguma coisa me diz que não está "certo", mas ao mesmo tempo outras soluções propostas não servem.
Quando digo «não...
O adjectivo abandónico
Pergunta: Tenho encontrado a palavra abandónica (caracterizando, por exemplo, mãe ou família) em literatura especializada.
Está correcta?
Existem alternativas a esta palavra?
Obrigado.Resposta: É uma palavra correcta, sim. Trata-se de um adjectivo cuja formação é semelhante à de telefónico, arquitectónico, etc. Parece ter entrado no português por via do castelhano. No endereço http://ruibebiano.net/zonanon/non/abc/nestor.html, encontrei referência a um artigo da autoria do argentino Néstor Osvaldo...
