Textos publicados pela autora
Sobre palavras derivadas dentro e fora do português
Pergunta: Gostaria de saber se essas palavras podem ser consideradas derivadas.
verdade – verdadeiro
flutua – flutuante
gigante – gigantescos
mimo – mimada
gosto – gostoso
gene – genéticaResposta: A primeira coisa a ter em conta no caso da derivação é saber se ela ocorreu ou não...
Reescrever trecho de modo a eliminar a ambiguidade
Pergunta: Como reescrevo este trecho de modo a eliminar a ambiguidade?
«Perante o tribunal, o menino identificou como seu agressor o colega do primo que frequenta a mesma escola que ele.»
Reescrever utilizando o pronome demonstrativo para indicar que o colega frequenta a mesma escola que o primo.
Reescreva usando um sinônimo de colega para indicar que o primo frequenta a mesma escola que o colega.Resposta: As duas questões que coloca poderão ter como resposta a que se propõe:
a) Reescrever utilizando o pronome...
«Estar grávida de...»
Pergunta: As pessoas costumam empregar as duas frases: «Carla Bruni pode estar grávida do presidente» (Diário de Notícias – 11/01/08) e «Fernanda Serrano grávida do terceiro filho» (Caras – 15/01/09). Como posso evitar mal-entendidos, deixando claro que, se a Carla Bruni estiver grávida, o pai do bebé é o presidente, e que nascerá o terceiro filho da Fernanda Serrano?Resposta: A sua pergunta é bastante interessante. Numa pesquisa pelo Google, encontrei outras expressões que poderíamos acrescentar às duas que refere:
(1)...
O plural da palavra copo-medida
Pergunta: Qual é o plural da palavra copo-medida?
Obrigada.Resposta: O composto copo-medida parece não estar ainda totalmente fixado na língua portuguesa. Com efeito, numa pesquisa Google, para além de copo-medida, ocorrem copo medida (sem hífen), copo de medida e copo medidor.
De qualquer forma, assumindo que o vocábulo se fixa na língua portuguesa, e tendo em conta que o segundo termo do composto (medida) especifica de que tipo de copo se trata, o plural mais...
Valor sintáctico do advérbio e hiperonímia
Pergunta: «Este livro reúne alguns dos textos que mensalmente e ao longo dos últimos anos fui publicando […]. A estranheza do título justifica uma explicação, para que ele não passe como um mero exercício de estilo.
Quando era pequeno – muito pequeno, talvez oito ou nove anos – lembro-me de estar deitado na banheira, em casa dos meus pais, a ler um livro de quadradinhos. Era uma aventura de David Crockett, o desbravador do Kentucky e do Tenessee, que haveria de morrer na mítica batalha do Forte Álamo. Nessa história, o David Crockett...
