Pergunta:
Depois de consultar as respostas anteriores sobre as regras das maiúsculas/minúsculas nos títulos de obras, restam-me ainda algumas dúvidas. Numa das vossas respostas sobre o tema, dizem que os pronomes vêm em caixa alta. A minha dúvida é: isso acontece com todos os pronomes, ou só com os pronomes variáveis? Alguém e ninguém, por exemplo, escrevem-se como?
Em relação, por exemplo, às palavras muito, pouco, tanto, dado que podem ser consideradas pronomes indefinidos mas também advérbios, devo escrevê-las com maiúscula, ou minúscula?
Outra questão: expressões como «campeão do mundo» ou «seleccionador nacional», numa frase "normal" (digo, quando não é um título), escreve-se com minúscula, ou maiúscula? «Nélson Évora é campeão do mundo de triplo salto», ou «Nélson Évora é Campeão do Mundo de Triplo Salto»?; «Scolari foi o melhor Seleccionador Nacional», ou «Scolari foi o melhor seleccionador nacional»? A mesma dúvida em relação à palavra "pelouro": «Joaquim Pacheco é o vereador com o pelouro da Educação», ou «Joaquim Pacheco é o vereador com o Pelouro da Educação»?
Muito agradecida pela atenção dispensada e muitos parabéns pelo óptimo trabalho que desenvolvem!
Resposta:
Se tivermos em conta exclusivamente o que se diz na Base 44 (e se repete na Base 47 para os compostos onomásticos), do Acordo Ortográfico de 1945, ainda em vigor, «escrevem-se com minúsculas iniciais (ou minúscula exclusiva, se unilíteros), sem prejuízo de haver sempre maiúscula na primeira palavra, os seguintes componentes de títulos e subtítulos deste género:
1.°) formas do artigo definido ou do pronome demonstrativo afim;
2.°) palavras inflexivas (preposições, advérbios, etc.), simples ou combinadas com as mesmas formas;
3.°) locuções relativas a qualquer categoria de palavras inflexivas e combinadas ou não de modo idêntico. Exemplos dos três casos: Contra o Militarismo, Sóror Mariana, a Freira Portuguesa; A Morgadinha dos Canaviais — Crónica da Aldeia, Mil e Seiscentas Léguas pelo Atlântico, Oração aos Moços, Reflexões sobre a Língua Portuguesa, Voltareis, ó Cristo?; Algumas Palavras a respeito de Púcaros em Portugal, A propósito de Pasteur, Viagem à roda da Parvónia.»
Ou seja, todas as classes de palavras invariáveis, em títulos e subtítulos, se escreveriam com minúscula, como vemos nos exemplos da citação, com sublinhado meu.
Não tem, no entanto, sido essa a prática mais comum: os artigos, as preposições e algumas conjunções, como o e, são, habitualmente, escritos em minúsculas, mas os pronomes, os advérbios e mesmo os restantes determinantes são escritos em maiúsculas. Nesta interpretação, as palavras alguém,