Pergunta:
Na (correcta) resposta de Edite Prada a uma pergunta sobre o termo acima indicado, diz-se: «Não me parece que se trate de um vocábulo de que a língua precise. Poderá o consulente, se quiser, recorrer a termos como: encantadora, fascinante, esplendorosa, maravilhosa, radiosa, sedutora, deslumbrante, arrebatadora, etc., etc.», acrescentando-se mais adiante que o curso normal da língua decidirá da ulterior aceitação ou não da palavra.
Ora a verdade é que todos os possíveis "sinónimos" citados têm uma característica que não existe em «glamoroso», que é a de representarem uma qualidade, algo de positivo e de verdadeiro; só o «glamoroso» corresponde, porém, à mesma aparência, mas num registo falso.
Assim, acho que «glamoroso» faz mesmo falta na língua e ficará a ocupar esse lugar que estava vago.
Resposta:
Em 2003, escrevi que o tempo ditaria se a língua portuguesa precisaria ou não do termo glamoroso. Em 2010, o consulente garante-nos que a palavra faz falta à língua porque nenhum dos sinónimos cobre totalmente o seu sentido, que, se bem entendo, na sua opinião é sempre negativo.
No entanto, os dicionários não lhe atribuem essa conotação negativa. No dicionário em linha da Porto Editora, de glamoroso diz-se apenas «que tem glamour», mas para glamour surgem as seguintes definições: «charme e encanto que possui alguém ou algo (local, desporto, etc.) atraente, sofisticado, interessante e que está na moda.» No dicionário da Academia não surge o adjectivo, e a glamour associa-se encanto. Por seu lado, no dicionário da UNESP, S. Paulo, dão-se, para glamour, os seguintes sentidos: «encanto, magnetismo, charme», e a glamoroso, que aí surge registado como glamouroso, atribuem-se os sentidos de «charmoso, deslumbrante, encantador» e abona-se com a seguinte frase: «Aquele hotel é o mais glamouroso da cidade.»
Duas conclusões poderemos retirar: por um lado, o tempo parece ter corrido a favor da palavra. Entrou na língua portuguesa, provavelmente para ficar; por outro lado, nada indica que o sentido de glamoroso seja apenas negativo.