Textos publicados pelo autor
Interrogativas negativas orientadoras de resposta afirmativa
Pergunta: Na frase do tipo interrogativo «Não vais comigo à biblioteca?», o advérbio de negação não tem uma ideia de negação; penso que será apenas um intensificador que dá à frase uma forma enfática, pois na sua forma neutra a frase apresentar-se-ia: «Vais comigo à biblioteca?» Assim sendo, a minha questão é se a frase se classifica, em termos de forma, como afirmativa ou negativa.
Obrigada.Resposta: Classifica-se como frase interrogativa negativa. Sobre a particularidade de lhe correponder uma resposta afirmativa,...
As expressões «dupla grafia» e «dupla acentuação gráfica»
Pergunta: Começo por dar os parabéns pelo vosso serviço que muito aprecio!
Gostaria de saber se é correcto empregar as expressões «dupla grafia» e «dupla acentuação»? A expressão «dupla acentuação» parece referir-se a uma palavra com dois acentos e não a uma palavra com duas acentuações gráficas possíveis.
Não encontrei estas designações em nenhuma gramática, nem no Portal da Língua Portuguesa, ocorrendo apenas no anexo do novo Acordo Ortográfico para exemplificar casos como "concepção ou conceção" (grafia dupla) e...
O uso de «próxima vez»
Pergunta: Quais as diferenças semânticas e/ou de utilização de «a próxima vez», «da próxima vez» e «na próxima vez»?
Muito obrigadoResposta: Não há diferença entre «da próxima vez» e «na próxima vez». Em relação a «a próxima vez», trata-se de uma expressão adverbial sem preposição, sem contraste semântico com «da próxima vez» e «na próxima vez»; contudo, tem carácter coloquial e uma distribuição diferente, porque é seguida pela conjunção que: «a próxima vez que me provocares, levas!»
É ainda de referir...
O ponto de interrogação numa frase introduzida por «o que»
Pergunta: «E o que é a vida, senão o bem maior a que o ser humano pode almejar?»
Há na frase acima a possibilidade de não se colocar o sinal de interrogação?
Obrigado.Resposta: Não. A frase só pode ser interrogativa, como demonstra a inaceitabilidade da seguinte frase declarativa (o asterisco indica que a frase é inaceitável):
*«E o que é a vida, senão o bem maior a que o ser humano pode almejar.»
Isto ocorre em virtude de o advérbio senão, no sentido de «a não ser», «salvo», «excepto», ter duas construções,...
Maiúsculas e minúsculas em abreviaturas
Pergunta: Prevê o novo acordo ortográfico, na sua Base XIX, 1, f), que «A letra minúscula inicial é usada nos axiónimos/axiônimos e hagiónimos/hagiônimos (opcionalmente, neste caso, também com maiúscula): senhor doutor Joaquim da Silva, bacharel Mário Abrantes, o Cardeal Bembo; santa Filomena (ou Santa Filomena)».
A questão prende-se com o uso de abreviaturas nestes casos, quer quando obrigatórios, quer quando opcionais. Devem também grafar-se em minúsculas?, de onde teremos: «sr. dr. Joaquim da Silva», «s. António»,...
