Pergunta:
Gostaria que me dessem, por favor, o vosso parecer inequívoco sobre o problema de saber se se escreve "maturo" ou "maduro". De preferência, agradecia que me dissessem pelo menos qual a melhor opção (se é que ambas são válidas), sem alegar que o importante é «sentir a língua», como por vezes tenho visto respondido em perguntas de mais difícil resposta (julgo que não é o caso desta).
Muito obrigado pela vossa ajuda ao longo destes últimos tempos.
Resposta:
Na aceção de «completamente formado, desenvolvido», deve dizer e escrever maduro:
1 – «Este fruto está maduro.»
Maduro é, historicamente, o resultado da evolução linguística por via popular do latim maturus, a, um, «que se produz no bom momento, na hora favorável» e «maduro, que chega a pleno desenvolvimento, oportuno, tempestivo» (Dicionário Houaiss).
Sinónimo de maduro, mas introduzido no português por via erudita, existe também maturo, dicionarizado, por exemplo, no Dicionário Houaiss, no Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora, no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa e no Dicionário UNESP do Português Contemporâneo:
2 – «Aos 30 anos, muitos homens ainda não estão maturos» [ver maturo no Dicionário UNESP do Português Contemporâneo, São Paulo, Editora UNESP, 2004).
Maduro e maturo são, portanto, palavras divergentes, isto é, são unidades lexicais «que se originam de uma mesma palavra, como, p. ex., as palavras másculo e macho em português, que vêm do latim masculu-» (ver divergente no Dicionário Houaiss).
É de realçar, porém, que as fontes consultadas – exceto o Dicionário UNESP – ...