Textos publicados pelo autor
O verbo chamar na voz passiva
Pergunta: O Ciberdúvidas disponibiliza diversos artigos sobre a regência do verbo chamar. Porém, não sinto que se tenha abordado suficientemente a questão que se prende com a forma passiva do verbo. Em português europeu, qual seria a construção mais natural:
(a) «O João é chamado Camões Júnior porque escreve belos poemas»;
(b) «O João é chamado de Camões Júnior porque escreve belos poemas»;
ou
(c) outra?Resposta: Ambas as construções estão corretas.
A opção (a) relaciona-se com o uso de...
Aceleração vs. aceleramento
Pergunta: Qual é mais correto: aceleração ou aceleramento?Resposta: As duas formas estão corretas e dicionarizadas, mas aceleração é mais frequente do que aceleramento, apesar de ambos os vocábulos serem sinónimos, significando genericamente «ato ou efeito de acelerar-(se)» e «aumento progressivo de velocidade ou movimento». Verifica-se que aceleração é mais usado, por exemplo, por meio de uma consulta do Corpus do...
Preposição + cujo
Pergunta: Enquanto lia um artigo no jornal Expresso surgiu-me uma dúvida que ainda não consegui esclarecer, referente à retoma do pronome cujo, nem sempre apropriada em todas as ocasiões. Destarte, proponho a seguinte frase: «É uma forma de assinalar os 20 anos de carreira literária através de uma panorâmica dos livros já escritos pelo autor de “A Máquina de fazer espanhóis”, para cuja nova edição Caetano Veloso escreveu um prefácio.».
Obrigado.Resposta: O determinante relativo...
O anglicismo «dog-whistle politics»
Pergunta: A expressão inglesa dog-whistle politics («política do apito do cão» – alusão ao som alto emitido por um apito, o qual só um cão consegue ouvir) é sobretudo usada nos EUA quando, na mensagem política, são empregados termos e conceitos aparentemente inócuos, mas potencialmente controversos, e que apenas uma porção (fação) do eleitorado compreende e identifica, deixando a maioria na ignorância ou com uma ideia muito diferente.
Por exemplo, a atual candidata à presidência dos EUA, Hillary Clinton, diz que o...
Origem do apelido Carmona
Pergunta: Qual é a etimologia do nome Carmona?Resposta: O apelido Carmona parece ter origem no topónimo andaluz Carmona (cf. José Pedro Machado, Dicionário Onomástico Etimológico, 2003). Segundo o Dicionário das Famílias Portuguesas (Quetzal Editores, 2010), de D. Luiz de Lencastre e Tavora, este apelido terá sido adotado por uma família do ramo dos Andrades (com origens no norte da Galiza). No entanto, J. Leite Vasconcelos, na sua...
