Pergunta:
Li em outro site que a tartaruga tem esse nome porque foi diretamente associada ao Tártaro (o inferno dos antigos gregos) porque, devido a seu hábito de se banhar na lama, foi confundida com uma criatura demoníaca.
Há quem negue isso ter a ver, muito embora outros sites, de fato, confirmem que ganhou o nome em referência ao Tártaro (mas não entendem a associação, pois é um animal bem limpinho!). No caso, essa história do banho na lama originar o nome do animal procede ou não? Isso é, vocês podem me dar a confirmação disso (seja ela a favor ou contra no caso...)?
Leiam bem aqui.
Resposta:
Em matéria de etimologia nem sempre se consegue produzir enunciados indubitáveis, razão por que não é possível dar a confirmação que é pedida. É sempre mais prudente, perante vários casos, falar-se de etimologias que são altamente prováveis.
Pode, portanto, aqui assinalar-se que explicação da origem do nome tartaruga exposta na pergunta é a etimologia mais aceite, conforme se comenta no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa:
«provavelmente do latim tardio tartarucha ou tartaruca (na expressão *bestia tartaruca 'besta tartaruga'), feminino substantivado do adjetivo do latim tardio tartaruchus ou tartarucus, a, um, adaptado do grego tartaroukhos 'que habita o Tártaro, que pertence ao inferno, demônio', derivado do grego Tártaros 'Tártaro, inferno' e radical do verbo grego oikó 'habitar, morar'; os orientais e os antigos cristãos consideravam a tartaruga, por viver no lodo, a personificação do mal e da heresia, em oposição ao galo, símbolo do espírito, da luz, do bem; cp. italiano tartaruga, espanhol tortuga (tartuga em 1490), francês tortue; o inglês turtle é provável corruptela do francês tortue, devido aos marinheiros ingleses; em alemão ocorre Schildkröte, de Schild 'escudo, carapaça' e Kröte 'sapo'»