Pergunta:
Julgo que «Muro de Ferro» se escreve com iniciais maiúsculas. E «C/cortina de F/ferro»?
A dúvida surge-me porque é um conceito que envolve barreiras físicas, mas não palpáveis, digamos assim, a não ser em casos específicos, como o dito Muro de Berlim.
Eu apostaria nas maiúsculas, mas acho mais seguro pedir a vossa opinião.
Saudações.
Resposta:
Não há regra ortográfica explícita para o caso de «Muro de Ferro», o qual parece corresponder ao conceito criado por Ze'ev Jabotinsky (1880-1940), em O Muro de Ferro (Nós e os Árabes), um livro de 1923, escrito no contexto do movimento sionista. Mas, como a expressão «Muro de Ferro» tem um único referente e não se aplica a qualquer outro muro de ferro, é lícito recomendar as maiúsculas iniciais: Muro de Ferro.
Pelo mesmo critério, assinale-se que em Portugal, Cortina de Ferro – «separação política e militar que, na Europa, opôs os países comunistas aos países não comunistas» (Infopédia) – se tem escrito com maiúsculas iniciais (cf. Vocabulário da Língua Portuguesa, 1966, de Rebelo Gonçalves). Contudo, nos dicionários brasileiros consultados – Houaiss e Michaelis –, esta designação figura com minúsculas iniciais.