Textos publicados pelo autor
Preposições acidentais
Pergunta: Vi no cursinho que durante, mediante, senão e salvo podem ser considerados preposições acidentais.
Eu sei que segundo pode ser representado um numeral (2.º) e uma preposição ao ligar palavras («segundo ele, estamos bem»).
Mas qual a outra classe gramatical dessas quatro palavras acima? Seriam substantivos? Não consegui encontrá-las em nenhuma outra classe para fazer a...
O uso de géneros (alimentação)
Pergunta: Gostaria de saber qual a origem da palavra géneros presente na expressão «pagar em géneros» (exemplo: artigo 1530.º, n.º 3 do Código Civil).
Grata pela atenção.Resposta: Pelo menos, desde o século XVI que se usa a palavra género no plural para designar produtos principalmente destinados à alimentação.
É provável que géneros tenham adquirido este sentido subentendendo, por exemplo, hortaliça ou outra designação de produto...
O termo subjetivação
Pergunta: Encontrei o termo subjectification em texto inglês que se baseia em Foucault e noutros textos pela internet relativos a esse autor encontrei "subjetificação", mas na maioria dos textos encontrei "subjetivação".
Afinal qual a diferença entre os termos? Qual deles eu deveria usar se não fora falar diretamente de Foucault?Resposta: Recomenda-se a forma subjetivação.
Consultando textos em francês, de Michel Foucault (1926-1984) ou relativos às ideias deste filófoso,...
Monolatria e monólatra
Pergunta: Procurei nos dicionários e não achei este verbo, apenas encontro o seu substantivo monolatria.
Então, a dúvida que me surge é a seguinte: será que posso usar o verbo "monolatrar"?
Como, por exemplo: «E, for monolatrar Deus». Ou como posso dizer neste contexto?
Obrigado.Resposta: Não se atesta o uso da forma "monolatrar".
Em teoria, poderia formar-se tal verbo, mas acontece que, entre as palavras terminadas em -latra, só idólatra dá origem a um verbo,...
Explicitude e implicitude
Pergunta: Durante o meu estudo (de Matemática), ao transcrever as minhas palavras para o papel, parece que criei duas novas palavras, "explicidade" e "implicidade" (de algo). O tópico era explicitar o modo como uma equação pode ser explícita ou implícita, concretamente se num membro da equação possuir as variáveis, por exemplo x+y=1 é uma equação implícita; por outro lado, se um membro possuir uma incógnita isolada, w=k+1, assim já é uma equação explícita [...].
Como é que eu escrevo «a maneira ou modo que um determinado assunto...
