Carlos Marinheiro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Carlos Marinheiro
Carlos Marinheiro
163K

Carlos Marinheiro (1941–2022). Bacharel em Jornalismo pela Escola Superior de Meios de Comunicação Social de Lisboa e ex-coordenador executivo do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Colaborou em vários jornais, sobretudo com textos de análise política e social, nomeadamente no Expresso, Público, Notícias da Amadora e no extinto Comércio do Funchal, influente órgão da Imprensa até ao 25 de Abril.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

Estou a desenvolver um trabalho e surgiu uma questão relacionada com a palavra máscula.

Esta palavra existe?

Resposta:

Sim, existe másculo e, por conseguinte, máscula («é uma mulher máscula»); trata-se de adjectivo «relativo ao homem ou ao animal macho» e, por extensão de sentido, «que denota qualidades consideradas próprias do homem; viril, vigoroso». Assim, uma «mulher máscula» é a «que denota qualidades consideradas próprias do homem».

A palavra másculo vem do «lat[im] mascŭlus,a,um, "de macho, masculino", p[or] ext[ensão] "vigoroso, viril", dim[inutivo] do lat[im] mas, maris, "o que tem o sexo masculino, macho"».

[Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss]

Pergunta:

Qual é o superlativo absoluto sintético de solitário? "Solitaríssimo"?

Resposta:

Sim, solitaríssimo é a forma indicada para superlativo absoluto sintético de solitário, da mesma forma que a de simplório é simploríssimo, e a de sumário é sumaríssimo.

Pergunta:

Qual a classificação e sentido da terminação -urgia como em metalurgia?

Grata.

Resposta:

O elemento de composição -urgia é «pospositivo, que, segundo o padrão do gr[ego] dramatourgía,as, der[ivado] do gr[ego] dramatourgós (...), encerrava, no segundo el[emento] da composição, a noção de "ação, atuação, representação, produção" do primeiro el[emento], form[ação] que, a partir do Renascimento, se revelou progressivamente fecunda: cirurgia, cosmurgia, criocirurgia, dramaturgia, halurgia, hialurgia, hipurgia, liturgia, meliturgia, melodramaturgia, metalurgia, microcirurgia, mineralurgia, neurocirurgia, psicocirurgia, siderurgia, taumaturgia, teurgia; seus adj[etivos] são regularmente em -úrgico».

[Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss]

Pergunta:

Gostaria de saber, por mera curiosidade, qual é a origem da palavra presente, quando pretende significar actual ou actualidade.

Muito obrigado.

Resposta:

Independentemente da acepção, a origem da palavra presente é sempre a mesma: vem do «lat[im] praesens,ēntis, "que está à vista, que assiste"; (...) ; f[orma] hist[órica] sXIV presete, sXIV pressentes, sXV apressente, sXV presemte adj[etivo] "que assiste pessoalmente", sXIV presete adj[etivo] "atual", sXIII presente subst[antivo] "o que se oferece a outrem", sXV presente subst[antivo] "o tempo atual"».

O adje{#c|}tivo presente significa «que está, em um dado momento, no mesmo local ou recinto em que acontece um evento (diz-se de pessoa ou coisa)» e, em sentido figurado, «assíduo, interessado» («era dos alunos mais p[resentes] nas aulas») ou «evidente, manifesto»; quer dizer ainda «que existe ou sucede no tempo ou período em que se fala; atual, contemporâneo». Como substantivo, presente é «objeto doado, ofertado; regalo, mimo, brinde, lembrança» e, em sentido figurado, «qualquer coisa que se concede a alguém; dádiva, dom».

[Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss]

Pergunta:

Gostaria de conhecer a origem destes dois termos, referentes a instrumentos utilizados na determinação da densidade de materiais.

Resposta:

A palavra areómetro deriva «do gr[ego] araiós, "pouco denso" + métron, "medida"»; trata-se de «aparelho baseado no princípio de Arquimedes, sábio grego (287-212 a. C.), que se usa em areometria». Por sua vez, areometria é a «determinação da densidade de líquidos ou de sólidos, por meio do areómetro».

O termo picnómetro vem «de picno- + -metro», sendo picn[o] («do gr[ego] pyknós, "espesso"») «elemento de formação de palavras que exprime a ideia de denso, espesso, condensado, apertado». Próprio da área da física, picnómetro é «utensílio destinado a avaliar a densidade de sólidos e de líquidos». [In Dicionário da Língua Portuguesa 2008, da Porto Editora]

O Dicionário Eletrônico Houaiss define areómetro de forma mais pormenorizada: «instrumento de medida de densidade de líquidos ou sólidos que consiste em um flutuador (tb. chamado mergulhador) em uma das extremidades, e que se alonga na outra por meio de uma haste graduada [Por imersão, o flutuador se mantém em posição vertical, e a leitura das densidades é realizada na haste, na altura em que esta atravessa o nível do líquido.]»