Carlos Marinheiro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Carlos Marinheiro
Carlos Marinheiro
182K

Carlos Marinheiro (1941–2022). Bacharel em Jornalismo pela Escola Superior de Meios de Comunicação Social de Lisboa e ex-coordenador executivo do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Colaborou em vários jornais, sobretudo com textos de análise política e social, nomeadamente no Expresso, Público, Notícias da Amadora e no extinto Comércio do Funchal, influente órgão da Imprensa até ao 25 de Abril.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

Agradecia que me dissessem qual a forma correcta: «Maria rapaz», «maria-rapaz», ou...

Resposta:

A forma correcta é maria-rapaz, designação do português europeu que se atribui a «rapariga ou mulher que apresenta modos e gostos considerados próprios do sexo masculino». Com o novo Acordo Ortográfico, já a vigorar no Brasil, mantém-se esta forma; já com maria-antónia («variedade de pêra»), podemos usar duas grafias: maria-antónia e maria-antônia.

Pergunta:

O termo saturnismo designa envenenamento por chumbo (também é utilizado o termo plumbismo).

Contudo, desconheço a origem da palavra. Terá alguma coisa a ver com o deus romano Saturno?

Obrigado.

Resposta:

O termo saturnismo, da área da toxicologia, deriva do «lat[im] cien[tífico] Saturnismus, de saturnus,i, nome que os alquimistas davam ao lat[im] plumbum,i, "chumbo"». Como diz, trata-se de «intoxicação aguda ou crônica por chumbo ou por algum de seus sais; plumbismo». Acrescente-se que, como sinónimo de chumbo, está dicionarizada a forma saturno, que pressupõe o referido saturnus, i e tem realmente origem em Saturnus, i, nome de um deus da mitologia latina.

[Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss]

Pergunta:

Preciso saber a etimologia e o significado do adjetivo bariátrico.

Muito obrigada.

Resposta:

O adjectivo bariátrico (de «bariatra + –ico») significa «relativo a bariatria e a bariatra». Por sua vez, bariatra (termo da medicina) é «especialista em bariatria»; e bariatria trata-se de «ramo da medicina que estuda as causas e as consequências da obesidade e o seu tratamento».

[Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss]

Pergunta:

Gostaria de parabenizá-los, adoro navegar por aqui, aprendemos muito.

Gostaria que me tirassem uma dúvida: qual o aumentativo de carta?

Grata pela atenção!

Resposta:

O Dicionário Eletrônico Houaiss regista o aumentativo irregular de carta: cartapácio (de origem controversa); depois, no verbete da palavra, diz que cartapácio é, entre outras coisas, «carta ("mensagem") muito grande». O dicionário ainda acolhe o diminutivo irregular: cartícula.

Pergunta:

No seguimento de um pedido de parecer, qual é a resposta correcta:

«Sou de parecer favorável...», ou «Tenho parecer favorável...»?

Resposta:

No contexto em causa, parecer é um nome (substantivo) e quer dizer «juízo; opinião». Assim, penso que se pode dizer (escrever) das duas formas: «Sou de parecer (ou opinião) favorável...» e «Tenho parecer (ou opinião) favorável...».

Em contexto jurídico, parecer é «interpretação fundamentada de um professor de Direito, de um causídico, de um juiz».