O significado da expressão «ser mais papista que o papa» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O significado da expressão «ser mais papista que o papa»

O que quer dizer a expressão «ser mais papista que o papa»? Julgando saber bem o que quer dizer esta frase e utilizando-a várias vezes, gostaria de uma explicação mais detalhada da mesma para poder confirmar aquilo que julgo ser a sua correcta interpretação.

André Cunha Leal Realizador de rádio Lisboa, Portugal 7K

A expressão «Ser mais papista do que o papa» encontra-se registada no Dicionário de Expressões Correntes, de Orlando Neves, edição da Editorial Notícias, e quer dizer «interessar-se por algo mais do que o próprio interessado». Aplica-se, por exemplo, a todos os que defendem a sua religião de uma forma mais fundamentalista que o próprio papa, chegando ao ponto de agredir, física ou verbalmente, aqueles que professam outras religiões ou não acreditam em nenhuma delas.

Carlos Marinheiro
Classe de Palavras: locução