Carla Viana - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Carla Viana
Carla Viana
29K

Carla Viana é licenciada em Linguística e mestranda em Linguística Computacional pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

 

 
Textos publicados pela autora

Pergunta:

Qual é o feminino de boto e cavalo-marinho?

Grato.

Resposta:

Os substantivos boto e cavalo-marinho são substantivos masculinos. Estes substantivos são epicenos. Os nomes epicenos dispõem de um único valor de género para designar animais de ambos os sexos. Para estabelecer o contraste de género, pode recorrer-se à composição morfossintáctica, acrescentando-se os substantivos macho ou fêmea, antecedidos de hífen:

boto-fêmea

cavalo-marinho-fêmea

Em alternativa, sobretudo no Brasil (ver Dicionário Houaiss), usam-se sem hífen o adjectivo fêmeo se o substantivo epiceno tiver forma masculina, ou macha, se a forma for feminina:

boto-fêmeo, cavalo-marinho fêmeo

barata macha

Pergunta:

Agradeço que me esclareçam esta dúvida: Douro pode ser considerado um hipónimo de rio?

Obrigada!

Resposta:

A hiponímia é a relação hierárquica de inclusão semântica entre duas unidades lexicais, partindo do específico (hipónimo) para o geral (hiperónimo). O hipónimo, para além de conservar as propriedades semânticas do hiperónimo, possui os seus próprios traços específicos. Podemos identificar o hipónimo através do seguinte teste linguístico:

cão/gato é uma espécie/um tipo de/uma classe de mamífero

Quanto à questão da consulente, penso que Douro pode ser considerado um hipónimo de rio, uma vez que podemos dizer:

«No Douro fazem-se muitos cruzeiros. O rio oferece uma bela paisagem.»

Nesta construção, utiliza-se o hiperónimo rio como recurso que contribui para a coesão textual, permitindo evitar a repetição da palavra já utilizada, ou seja, Douro. Como o hiperónimo tem um significado mais genérico, só pode substituir o hipónimo depois de este já ter sido referido.

Pergunta:

Na frase «A água era fresquinha», em que grau se encontra o adjectivo fresquinha?

Muito obrigada.

Resposta:

A palavra fresquinha é um adjectivo que se encontra no grau superlativo absoluto analítico.

De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, 5.ª edição, de M. H. M. Mateus et alii, o superlativo absoluto analítico é expresso pelo advérbio muito, que funciona como quantificador do adjectivo: «muito fresca». Menciona-se ainda que existem formas menos habituais de construir o superlativo absoluto, e uma delas é a repetição do adjectivo: «A água está fresca, fresca, fresca.»

Há situações em que a intensidade de uma qualidade ou propriedade pode ser dada pelo recurso a processos morfológicos como adjunção de sufixos como -ito, -ote ou -inho, como é o caso do exemplo que indica: «uma água fresquinha» é «uma água muito fresca».

Pergunta:

Somos três estudantes e gostaríamos de saber se as palavras Obrigado/obrigada/obrigados/obrigadas possuem fonemas e quantos são.

Também gostaríamos de saber qual é a classificação morfológica das mesmas palavras.

Obrigadas.

Resposta:

O fonema é a unidade mínima do sistema fonológico, que pode também designar-se como segmento ou som da fala. O fonema tem valor distintivo, pois distingue morfemas ou palavras com significados diferentes. Ou seja, dois sons que, substituídos um pelo outro no mesmo contexto, permitem distinguir significados são fonemas de uma língua. Por exemplo, em pata e bata, /p/ e /b/ são fonemas do português.

Nas palavras obrigado e obrigada temos 8 fonemas, enquanto em obrigados e obrigadas temos 9 fonemas:

/o b r i g a d u/

/o b r i g a d α/

/o b r i g a d u ∫ /

/o b r i g a d α ∫/

A palavra obrigado pode ser classificada morfologicamente como:

— adjectivo, com o significado de «imposto pela lei, pelo uso ou pelas circunstâncias»;

— substantivo masculino abstracto, com o significado de agradecimento que se dá a alguém, e ainda

— interjeição, com o significado de exclamação que exprime agradecimento.

Pergunta:

Qual a origem do sobrenome Cataluna?

Resposta:

Segundo o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado, o apelido Cataluna deriva provavelmente do topónimo Catalunha, que se refere à região nordeste da península Hispânica e que provém do espanhol Cataluña, este do catalão Catalunya.