Textos publicados pela autora
Pretérito perfeito e pretérito imperfeito do indicativo
Pergunta: No texto «em 10 anos tivemos muitas ideias más», a continuação deverá ser «foram todas aquelas que eram necessárias para encontrar as boas» ou «foram todas aquelas que foram necessárias para encontrar as boas»?
Agradeço antecipadamente a vossa atenção.Resposta: As duas possibilidades são aceitáveis. Veiculam, contudo, significados ligeiramente distintos.
A opção pelo pretérito perfeito, na forma foram, serve para descrever uma situação passada que já está concluída, fechada. O uso do...
Discurso indireto: futuro do indicativo e condicional
Pergunta: Fiquei responsável de redigir uma ata de reunião e corrigiram o tempo verbal associado à passagem para o discurso indireto. A frase era mais ou menos a seguinte:
«As professores X e Y comunicaram que, no dia Z, seria feita a entrega de prémios do concurso de poesia.»
Escrevi "seria", usando o condicional, partindo do princípio de que devia respeitar as regras de transposição de discurso direto para indireto, assumindo que em discurso direto teria sido usado o futuro do indicativo. Saliento que a ata foi lida e aprovada...
Redundância: «sozinho para si mesmo»
Pergunta: Gostaria de saber se em «Vinha pela rua a falar sozinho para si mesmo: "Não irei lá!"» é correta a construção «sozinho para si mesmo». Não seria um pleonasmo «sozinho para si mesmo»?
Muito obrigada e parabéns pelo trabalho!Resposta: A expressão pode ser entendida como algo redundante, mas tal não significa que esteja incorreta, pois poderá estar ao serviço de uma intenção expressiva.
O adjetivo sozinho significa «que está completamente só, sem mais ninguém», ao passo que falar...
Concordância com «a metade de...»
Pergunta: Li numa notícia a frase «A metade do corpo dela estava frio, frio».
Minha dúvida é sobre a concordância nominal, porque, intuitivamente, diria «A metade do corpo dela estava fria, fria», mas tenho dúvidas sobre a expressão partitiva «a metade de» e a possibilidade de usar a forma masculina do adjetivo.
Agradeço imensamente vossa ajuda.Resposta: No caso em apreço, é possível a concordância tanto no masculino como no feminino, embora seja preferível esta última para evitar ambiguidades.
A concordância com...
Modificador do nome apositivo: «Entusiasmada, a professora sorriu»
Pergunta: 1. Entusiasmada, a professora sorriu.
2. A professora, entusiasmada, sorriu.
3. A professora sorriu entusiasmada.
Nas três frases, pode considerar-se que o adjetivo tem um valor adverbial e que desempenha a função sintática de modificador do grupo verbal em todas as ocorrências (grupo móvel)? Considerando a possibilidade de, nas frases 1 e 2, ser um modificador do nome apositivo, esta função sintática pode ser constituída por um grupo adjetival (considerando a informação do Dicionário...
