Textos publicados pela autora
A locução «em contrário»
Pergunta: Hoje acordei a questionar-me sobre a expressão «até prova em contrário».
Porquê «em contrário» e não algo como «até prova contrária»?
Obrigado.Resposta: A locução «em contrário» é uma estrutura fixa que se combina com diferentes nomes.
«Em contrário» significa «contra; contradizente» (Dicionário Priberam) e surge em construções como por exemplo:
(1) «ordem em contrário»
(2) «nada em contrário»
(3) «indicação em contrário»
(4) «prova em contrário»
Trata-se, portanto, de um uso,...
Modificador de frase
Pergunta: No artigo "Modificadores de frase: grupos sintáticos e orações", não estou a perceber a diferença dos dois últimos exemplos, os quais passo a transcrever:
«(20) «Talvez os compradores estivessem certos.» – modificador de frase
(21) «Nunca tanta pressa vi.» – modificador de grupo verbal»
Talvez não seria também, tal como nunca, um modificador de grupo verbal, dado que também não é demarcado por uma vírgula?
Muito obrigado!Resposta: Distinguimos modificador do...
Sujeito e vírgulas
Pergunta: Gostaria de pedir a vossa ajuda, por favor, para fazer a análise sintática do excerto que se segue, tomando particular atenção ao sujeito e à colocação da vírgula antes do predicado:
«[…] a própria esterilização por ação direta do fogo, isto é, em termos técnicos, a flambagem (prática que não estamos muito habituados a ver, hoje, no meio laboratorial, mas que era importante nos primórdios da medicina), implica também […].»
A frase tem um sujeito simples, embora este se apresente com duas designações diferentes,...
A expressão «dar uma caminhada»
Pergunta: É correto dizer «Vou dar uma caminhada»?Resposta: A expressão é correta, embora se trate de uma construção usada preferencialmente em contextos coloquiais.
Neste caso particular, o verbo dar é usado como verbo leve. Estes verbos perderam o seu sentido pleno e caracterizam-se por terem sofrido um «esvaziamento semântico», pelo que funcionam associados a um constituinte nominal1. Observamos o seu funcionamento em construções como:
(1) «dar animação à festa» (= animar a festa)
(2) «fazer...
