Textos publicados pela autora
As expressões «semana de aulas» e «semana com aulas»
Pergunta: É mais correto escrever «semanas com aulas» ou «semanas de aulas», quando se pretende fazer uma contagem das semanas em que existiram aulas.
Muito obrigada,Resposta: O uso mais corrente será o que inclui a preposição de. No entanto, o uso da preposição com é também possível.
A preposição com pode ser usada com o valor de «(co)presença (de duas entidades)»1. Se atentarmos numa frase como (1), concluímos que o uso da preposição com assinala que as aulas...
A frase «Tenho a certeza (de) que sim»
Pergunta: Embora eu veja sempre recomendado o uso da preposição de a seguir a «tenho a certeza», parece-me haver excepções.
Por exemplo, no seguinte diálogo:
– Deixaste a porta fechada?
– Tenho a certeza que sim.
Aqui parece-me mais correcto sem a preposição. "Tenho a certeza de que sim" não me parece bem.
Se possível gostaria de um esclarecimento. Obrigado.Resposta: Os usos normativos determinam o uso da preposição de após predicados nominais como...
«Do mesmo jeito como/que»
Pergunta: Relativamente ao emprego de como e que – penso que neste caso sejam conjunções –, poderiam dizer-me qual é a forma correta de escrever a seguinte frase?
«Sem lhe responderem perante tamanha postura sisuda, ela assentou com um pestanejo, baixou o olhar para o chão e retirou-se do mesmo jeito como tinha chegado.»
ou: «Sem lhe responderem perante tamanha postura sisuda, ela assentou com um pestanejo, baixou o olhar para o chão e retirou-se do mesmo jeito que tinha...
Complemento oblíquo: «apontar para»
Pergunta: Na frase «Sorriu, apontando para o Sol», o segmento destacado corresponde a que função sintática? A um complemento oblíquo?
Agradeço a vossa confirmação. Resposta: Na frase em análise, o constituinte «para o Sol» desempenha a função de complemento oblíquo.
Entre as suas várias possibilidades, o verbo apontar pode ser usado como transitivo indireto regendo a preposição para:
(1) «O António apontou para o quadro.»
Neste contexto, o verbo apontar tem...
