Pergunta:
Há séculos, era crime o homossexualismo em Portugal, de modo que os homossexuais masculinos portugueses eram condenados ao degredo perpétuo no Brasil, então uma colônia portuguesa.
Nos documentos relativos a esses homens, era dito que foram condenados «por solicitar».
Tenho curiosidade de saber o que significaria o verbo solicitar nessa acepção, se seria solicitar sexo de outros homens, ou se seria um eufemismo.
Parece que os dicionários da língua portuguesa atuais, mesmo os melhores e maiores, não consignam essa acepção, digamos sexual, do verbo solicitar, razão pela qual recorro ao Ciberdúvidas pedindo-lhe um esclarecimento sobre este tema, citando, se for possível, o verbo solicitar nessa acepção com a sua respectiva definição em algum dicionário.
Muito obrigado.
Resposta:
Com efeito, o verbo solicitar pode ser usado com vários significados, entre os quais se encontra o que explica o uso referido pelo consulente. Nem todos os dicionários o apresentam de forma totalmente explícita, apresentando formulações mais genéricas, onde, não obstante, este significado pode ser incluído.
Alguns dicionários, optam, no âmbito em causa, por uma formulação de cariz mais genérico, como é o caso do Dicionário Houaiss, que apresenta do seguinte modo o valor em questão: «buscar (o amor, a amizade, a atenção etc. de alguém); procurar ‹o filho solicita muito a mãe›». Nesta ação de buscar o amor, podemos incluir, como é evidente, a solicitação de teor sexual.
Já o Dicionário de Língua Portuguesa apresenta este valor de verbo de forma mais clara: «desejar alguém, com o fim de estabelecer relações amorosas ou sexuais».
O Dicionário Priberam, sem referir o teor sexual, apresenta uma descrição que aponta para a intenção do verbo: «Tentar obter algo. = BUSCAR, PROCURAR, REQUERER, REQUESTAR; Levar alguém a determinada ação ou estado. = INCITAR, IMPELIR, PROMOVER, INDUZIR"».
Assim, o significado do verbo nos contextos referidos pelo consulente está previsto em diferentes dicionários ou por meio de uma formulação genérica relativa ao ato de solicitar, que pode ter lugar em variadas situações, ou, nalguns casos, prevendo um uso específico do verbo, em contextos de solicitação sexual.
Disponha sempre!