Pergunta:
O pronome pessoal se pode ter vários valores. Relativamente ao valor reflexo, sabemos que a ação cai sobre quem a praticou, por isso, verbos como vestiu-se, lava-se, deitar-se, etc., são fáceis de identificar. Sei também que a expressão «a si mesmo/próprio» é uma boa maneira de identificação.
A minha questão é sobre o que se passa em outros verbos, por exemplo, cruzar-se, intromete-se ou apercebeu-se.
A frase «Ele intromete-se (a si próprio) na vidas das outras pessoas» não me parece descabida de todo, no entanto, num livro de exercícios de gramática que estou a usar indicam que este se não tem valor reflexo, assim como nos outros verbos que mencionei.
Há alguma outra maneira de identificar mais facilmente o valor do pronome pessoal se?
Resposta:
A classificação da função e dos valores do pronome se é uma questão que envolve complexidade por existirem propostas de análise distintas e nem sempre compatíveis.
Não obstante, poderemos referir, como se explicou nesta resposta, que o pronome se pode ser usado
(i) como pronome reflexo: tendo um valor reflexo ou recíproco, em situações que admitem a paráfrase com a construção «a si próprio» ou «um ao outro», respetivamente;
(ii) em passivas reflexas, com verbo transitivo na 3.ª pessoa;
(iii) como pronome impessoal;
(iv) como pronome inerente (que não tem função na frase).
No entanto, como se adverte na Gramática do Português, «Existem numerosos verbos intransitivos em português que não se deixam analisar facilmente como participando em qualquer destes tipos de frase1 e que ocorrem (na maioria dos casos obrigatoriamente, por vezes opcionalmente) com se. Nesse caso, diz-se que têm conjugação reflexa»1. Este é o caso que corresponde ao pronome inerente.
Entre os verbos que se caracterizam pela dificuldade de análise, encontram-se os de movimento e/ou postura corporal, como ajoelhar-se, curvar-se, dirigir-se, reclinar-se, entre outros3. Ora, o verbo cruzar-se poderá ser incluído neste grupo, o que leva a considerar que tem um pronome inerente.
Acrescenta-se, ainda, na mesma gramática que verbos de natureza psicológ...