Textos publicados pela autora
Haplologia sintática: «não sei se, se ganhasse...»
Pergunta: É possível ( ou obrigatório) fazer a haplologia sintática com o duplo se conjuncional da mesma maneira que se faz com o que?
Quais das seguintes frases são gramaticais?
a) «Eu não sei se compraria um carro se ganhasse à lotaria.»
b) «Eu não sei se se ganhasse a lotaria, compraria um carro.»
c) «Eu não sei se ganhasse a lotaria, compraria um carro.»Resposta: Antes de mais, é importante recordar que a haplologia sintática é um fenómeno fonológico que corresponde à omissão...
Modificador do nome apositivo: «A igreja de Longhena, no Grande Canal»
Pergunta: Agradecia que me indicassem a função sintática do constituinte «no Grande Canal», na frase «A igreja de Longhena , no Grande Canal, perderia a sua presença altiva [...] se os edifícios modestos [...] fossem substituídos por blocos de escritórios de betão armado».
Agradeço mais uma vez a vossa disponibilidade.Resposta: O constituinte em questão desempenha a função de modificador do nome apositivo.
O grupo preposicional «no Grande Canal» incide sobre o grupo nominal «a igreja de Longhena» com um valor...
Oração subordinada completiva de nome
Pergunta: Na frase «Mas todos nós podemos fazer algo para prevenir este tipo de crime», o segundo elemento «para prevenir este tipo de crime» pode-se classificar como uma oração subordinada adverbial final ou como substantiva completiva?
Se se verificar o primeiro caso, a oração desempenha a função sintática de modificador; se por outro lado, se verificar o segundo, a oração tem a função sintática de complemento oblíquo, certo?
Agradecia um esclarecimento.Resposta: A oração em questão constitui uma oração subordinada...
Todos, coordenação e próclise
Pergunta: Tenho dúvidas quanto à colocação dos pronomes clíticos nas frases em que existe enumeração de ações.
Por exemplo, na frase «Todos se riam», o todos desencadeia a próclise. Mas numa frase em que se enumerem várias ações e o verbo pronominal se encontre no meio ou no fim, deve haver próclise ou não? A forma correta é «Todos falavam, se interpelavam, se riam e conversavam», ou «Todos falavam, interpelavam-se, riam-se e conversavam»?Resposta: Ambas as formas são corretas.
O pronome...
A didática das subclasses dos adjetivos na escola
Pergunta: Considere-se a seguinte frase:
«Não, o meu casamento não foi bonito como devem ser os casamentos reais»
Para alunos do 2.º CEB, real pode ser considerado um adjetivo qualificativo, uma vez que não estão familiarizados com o adjetivo relacional?Resposta: As opções didáticas a seguir na gestão do ensino dos conteúdos gramaticais podem envolver complexidade. A questão que coloca prende-se com o facto de, de acordo com os documentos programáticos, os alunos não estudarem a subclasse dos...
