Textos publicados pela autora
A origem da palavra alvarinho
Pergunta: Estou a fazer um estudo sobre a fileira do vinho alvarinho para a minha tese de mestrado e necessito da explicação da origem da palavra alvarinho. A palavra está principalmente associada a uma casta, no entanto, também se encontra associada a uma espécie de carvalho e, pelo menos que eu saiba, a uma aldeia no distrito de Viseu. Gostaria de saber de que maneira me podem ajudar nesta minha pesquisa.
Desde já, obrigado.Resposta: A palavra alvarinho deriva do latim, do adjectivo...
Ameia, merlão e adarve
Pergunta: A palavra ameia designaria aquela saliência dentiforme no cimo de muralha de castelo, ao passo que merlão seria o espaço entre duas ameias? Ou seria o contrário?
Faço-vos esta consulta, pois, a meu ver, os dicionários não nos fornecem uma definição clara, inequívoca sobre as duas palavras em apreço. Se se comparam as definições dadas pelo Porto Editora e pelo Aulete Digital, ambos dicionários eletrônicos em linha, tem-se a impressão que um dá uma definição que é inversa da do...
Tatame e tatami
Pergunta: Qual a forma mais correcta de designar o piso tradicional japonês? "Tatame", ou "tatami"? E como se forma o plural? Tem plural, ou será como bonsai?Resposta: Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, tatame é o mesmo que tatâmi/tatami (tapete japonês que serve para a prática de artes marciais). Todavia, este dicionário não faz referência ao plural da palavra. No entanto, surgem no sítio da Internet da Linguateca os seguintes contextos com a palavra tatami:
(i) Após cada queda no...
Diminutivo com sufixo -ão
Pergunta: O sufixo -ão, às vezes sozinho, às vezes antecedido de outros sufixos e elementos de ligação, funciona como aumentativo, mas casos há em que o mesmo, ao que tudo indica, faz, pelo contrário, o papel de um sufixo diminutivo. Alguns exemplos: calção (calça pequena, curta), pontilhão (ponte pequena, de pouca extensão), caravelão (pequena caravela), talvez também em torreão, que, salvo engano, é a menor torre de um castelo.
Os nobres consultores confirmam que o sufixo supramencionado tem mesmo a função diminutiva em...
As acepções da palavra donde
Pergunta: Em Portugal, usa-se muito o advérbio donde? Quais são as acepções mais usadas? Não se preferem sinónimos?
Aí vão os meus sinceros agradecimentos pela atenção de sempre!Resposta: Este advérbio é constituído pela preposição de mais o advérbio de lugar onde, e significa: «do qual lugar»; «de que lugar», ou seja, indica a origem ou a proveniência de algo ou de alguém, mas também pode significar do que se conclui. Além disso, também é utilizado como pronome...
