Textos publicados pela autora
Sobre «origem etimológica»
Pergunta: Já vi várias vezes no Ciberdúvidas as pessoas solicitarem a origem etimológica desta ou daquela palavra, e essa combinação sempre me chocou. É correta? Para mim parece redundante, bastaria dizer que se gostaria de obter a origem ou a etimologia de determinada palavra.Resposta: De facto, a expresssão «origem etimológica» é redundante, e é suficiente dizer a «origem da palavra X» ou «a etimologia da palavra X».
Sempre ao seu dispor,...
Sobre as palavras terminadas em -ão
Pergunta: Tenho sempre ouvido dizerem que o -ão em final absoluto é uma exclusividade da nossa língua. Nos outros idiomas existiria apenas -on no final das palavras. Como sei que freqüentemente há lendas em torno desse ou daquele elemento do nosso idioma, resolvi apelar mais uma vez ao Ciberdúvidas, essa fonte inesgotável de sabedoria, indagando-lhe se é verdade essa afirmação de muitos acima registrada.
Parece-me que não foi apenas -on a terminação que se transformou em...
A origem do topónimo Aguincheira
Pergunta: Tenho vindo a procurar averiguar a origem dos topónimos da minha região, mas não encontro a origem do topónimo Aguincheira... Poderão fazer o favor de ajudar-me?Resposta: Segundo José Pedro Machado (1993), a origem de Aguincheira é obscura. É um topónimo de Vale de Cambra e que deriva ou de Aguincha ou Aguincho. Aguincha poderá corresponder a um «apelido raro e estranho» e caso derive de guinchar será «uma antiga alcunha» (idem). Quanto ao...
As mudanças estruturais da língua
Pergunta: Sabendo-se que podem ocorrer mudanças quanto a níveis estruturais da língua (fonético, fonológico, morfológico, sintático e semântico), vocês poderiam me dar exemplos dessas mudanças nesses níveis?
Agradeço a colaboração!Resposta: De modo muito sumário, diga-se que as mudanças estruturais da língua podem ocorrer no eixo sintagmático e no eixo paradigmático.
O eixo sintagmático é o nível horizontal da língua, isto é, envolve a ordem linear das formas da língua (ex: fonema + morfema + palavra + frase). A...
A função sintáctica de «sua juventude» em «Preocupa-me a sua juventude»
Pergunta: Na frase «Preocupa-me a sua juventude», qual é a função sintática de «sua juventude»?
Esta frase surgiu num exercício onde tinha de transformar as frases complexas com orações substantivas completivas em frases simples. A frase original era «Preocupa-me que seja tão jovem».
Obrigada.Resposta: Na frase em questão, «a sua juventude» desempenha a função sintáctica de sujeito. A frase apresenta uma inversão dos constituintes gramaticais, isto é, o predicado surge antes do sujeito, mas, se invertermos os...
