Pergunta:
Como professora do 1.º ciclo, deparo-me com as diferentes nomenclaturas nos diferentes manuais. Tanto se referem apenas a sujeito/predicado ou a grupo nominal/grupo verbal. Gostaria de saber qual a forma mais correcta de abordar o conteúdo nas aulas, de modo a não induzir em erro os meus alunos.
Já agora, pergunto se legalmente chegou a ser aplicada nos currículos a nova terminologia (que, caso não esteja enganada, foi anulada no ano passado).
Obrigada pela disponibilidade.
Resposta:
1. Sujeito e predicado designam funções sintácticas que os constituintes desempenham na oração.
Grupo (ou sintagma) nominal e grupo verbal dizem respeito à estrutura desses constituintes, ou seja, ao modo como as palavras se combinam internamente numa construção; essa construção tem um núcleo que determina que esse grupo pertença a uma dada categoria sintagmática: grupo nominal tem como núcleo um nome; grupo verbal tem como núcleo um verbo/forma verbal; grupo adjectival tem como núcleo um adjectivo; grupo preposicional tem como núcleo uma preposição; grupo adverbial tem como núcleo um advérbio.
Assim, por exemplo, um dado grupo nominal pode desempenhar a função sintáctica de sujeito (a) ou a função sintáctica de complemento directo (b):
(a) «O/este/aquele/meu cão ladrou.»
(b) «O polícia atropelou o/este/aquele/teu cão.»
2. Sobre a presente situação da adopção de novos termos gramaticais nos ensino básico e secundário, consultar Sobre a nova terminologia linguística.