Ana Martins - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Ana Martins
Ana Martins
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Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e licenciada em Línguas Modernas – Estudos Anglo-Americanos, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Mestra e doutora em Linguística Portuguesa, desenvolveu projeto de pós-doutoramento em aquisição de L2 dedicado ao estudo de processos de retextualização para fins de produção de materiais de ensino em PL2 – tais como  A Textualização da Viagem: Relato vs. Enunciação, Uma Abordagem Enunciativa (2010), Gramática Aplicada - Língua Portuguesa – 3.º Ciclo do Ensino Básico (2011) e de versões adaptadas de clássicos da literatura portuguesa para aprendentes de Português-Língua Estrangeira.Também é autora de adaptações de obras literárias portuguesas para estrangeiros: Amor de Perdição, PeregrinaçãoA Cidade e as Serras. É ainda autora da coleção Contos com Nível, um conjunto de volumes de contos originais, cada um destinado a um nível de proficiência. Consultora do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa e responsável da Ciberescola da Língua Portuguesa

 
Textos publicados pela autora

Pergunta:

«Enquanto há dinheiro, há amigos.»

Por favor, classifique a oração.

Resposta:

A frase dada para análise é uma frase complexa, o que quer dizer que é constituída por duas orações — demarcadas, aliás, por vírgulas.

«Há amigos»: oração subordinante (ou principal).
«Enquanto há dinheiro»: oração subordinada temporal.

As orações subordinadas temporais localizam uma a{#c|}ção no tempo relativamente ao intervalo de tempo em que se situa a a{#c|}ção da oração principal.

A a{#c|}ção da oração subordinada pode ser posterior à da oração principal:

«O Zé visitou a Ana depois de ter passado pela florista.»

A a{#c|}ção da oração subordinada pode ser anterior à da oração principal:

«O Zé foi visitou a Ana antes de ir para o aeroporto.»

A a{#c|}ção da oração subordinada pode ser simultânea em relação à da oração principal:

«Mal entrou no aeroporto, deu-se a explosão.»
«Enquanto estava no aeroporto, escreveu a notícia para os jornais.»

De notar ainda que as a{#c|}ções das duas orações devem estar localizadas no mesmo período de passado, presente ou futuro.

Pergunta:

Tenho acompanhado aquilo que tem sido dito sobre o Acordo Ortográfico em vários lugares, entre eles este site, que tem se mostrado bastante interessante também no tratamento de outras questões.

Gostaria de saber, por curiosidade, que palavras escritas com consoantes mudas vão ter sua grafia alterada em Portugal com a entrada em vigor do Acordo.

Grato.

Resposta:

Para aceder a uma listagem das palavras com consoantes mudas afectadas pelo novo Acordo, sugiro que consulte o Vocabulário em Mudança (no Portal da Língua Portuguesa — ILTEC) e, à vez, introduza as sequências -ct-; -cc-; --;-pt-;-pc-;-- (para reiniciar pesquisa, faça retorno).

Aí encontra, para cada entrada:

(i) a grafia antiga em português europeu
(ii) a grafia antiga em português do Brasil
(iii) a nova grafia
(iv) comentários sobre o que se recomenda para o português europeu, sobre o efeito prático da aplicação do Acordo, etc.

Pergunta:

Gostaria de saber o que é intertextualidade e metalinguagem.

Obrigada

Resposta:

1. A intertextualidade corresponde ao conjunto de relações, explícitas e implícitas, que um texto estabelece com outros textos. Podemos dizer que intertextualidade é sinó|nimo de interdiscursividade, sendo que o primeiro termo é mais usado no âmbito dos estudos literários.

Gérard Genette (Palimpsestes, 1982) prefere o termo transtextualidade.

2. Metaliguagem é a ativação da língua no registo específico para descrever a própria língua.

Pergunta:

Qual a diferença entre analisar e interpretar (um texto, um gráfico)?

Resposta:

1. Em termos genéricos, analisar corresponde a examinar com pormenor cada parte de um todo.

2. Analisar um texto corresponde a determinar a construção de sentido adstrito a frases (enunciados), segmentos de frases ou agregados de frases. Há vários níveis de análise consoante o recorte e a dimensão destas estruturas (das microestruturas, passando pelas estruturas intermédias até às macroestruturas).

Em sintaxe, a análise tornou-se um método imprescindível (ver método de análise em constituintes imediatos).

3. Interpretar é uma a{#c|}tividade hermenêutica, consiste em captar a intenção comunicativa global veiculada num texto.

Na Idade Média, a interpretação figurava, a par da perífrase, da comparação, da prosopopeia e da digressão, por exemplo, como uma a{#c|}tividade de amplificação (amplificatio ou dilatatio) dos textos de autoridade e era vista como a missão principal do escritor.

4. Analisar um gráfico consiste em dete{#c|}tar o valor das representações e fazer uma leitura focalizada de cada uma das variáveis apresentadas.

Interpretar um gráfico passa por apurar as informações gerais aí apresentadas e concluir a respeito de tendências.

Sobre o papel das "metáforas conceptuais" na caracterização da crise económica mundial — um artigo de Ana Martins no Sol.

Quando Manuela Ferreira Leite era ministra das Finanças, referiu-se, várias vezes, a certos indicadores económicos como sintomas de uma doença que estava a ter tratamento.