Pergunta:
Gostaria de saber quais os tipos de discurso existentes para além do Discurso político, que faz parte do programa de 11.º ano. Será que podemos dizer que existe um discurso poético (no sentido de declamação de um poema), ou aquilo que existe são textos poéticos divididos nas suas respectivas categorias (épico, lírico...)? E um discurso publicitário existe? Quais as principais características?
Já agora, agradecia alguma bibliografia sobre o assunto que seja do vosso conhecimento.
Agradeço desde já a atenção dispensada!
Resposta:
1. Se consultar o programa de Português em vigor (Programa de Português 10.º, 11.º e 12.º anos – Cursos Científico-Humanísticos e Cursos Tecnológicos (2001/2002), encontra no domínio «Funcionamento da Língua», sob o tópico «Pragmática e Linguística Textual», o item «Tipologia textual/protótipos textuais».
1.1. O que se entende por «protótipos textuais»?
Esta classificação deriva das célebres propostas de classificação de sequências textuais prototípicas, do linguista francês Jean-Michel Adam (Les Textes: Types et prototypes, Paris, Nathan).
O que Adam diz, basicamente, é o seguinte: face à extrema diversidade da natureza dos discursos reais, efetivamente produzidos, na oralidade ou na escrita, é possível fazer o reconhecimento de um conjunto estável de características afetas a sequ|ências textuais (agregados de frases ou parágrafos). As sequ|ências textuais prototípicas (que no programa aparecem como «protótipos textuais) não são textos ou discursos reais ou empíricos, mas abstrações, ou seja, conjuntos de características no que toca aos diferentes modos de organização das frases em texto.
Consideram-se (apenas) seis sequências prototípicas (ou «protótipos textuais»):
– sequ|ência descritiva: designação/enumeração; localização; caracterização/qualificação.
– sequ|ência dialogal: fórmulas de abertura; fórmulas de fechamento, pares adjacentes (de concordância/discordância).
– sequência argumentativa: argumento; conclusão; pressuposto
– sequência instrucional:verbos 3.ª pess...