Alexandra Soares - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Alexandra Soares
Alexandra Soares
4K

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas — Estudos Portugueses e Ingleses, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Professora de Português.

 
Textos publicados pela autora

Pergunta:

Gostaria de saber as regras de pronúncia da letra x em português.

Resposta:

A letra x pode ler-se:

– [ʃ], como em xaile;

– [z], como em exame;

– [ks], como em fixo;

– [s], como em máximo.

Parece-nos difícil sistematizar regras para a pronúncia de uma letra com esta diversidade de realizações, tanto mais que muitas delas se devem à etimologia da palavra ou resultam de transformações fonéticas que foram ocorrendo, como é referido nesta resposta.

Se nos é possível afirmar que, em início de palavra, a letra x se lê [ʃ], em posição média, geralmente, a sua realização pode pronunciar-se, entre vogais, como [z], [ks], [s], (respetivamente, exame, fixo, máximo), mas também como [ʃ], por exemplo, em vexame ou queixa.

Ainda em posição média, mas especificamente após en-, a letra x pronuncia-se [ʃ], como em enxofre ou enxame.

A sua ocorrência no prefixo ex- lê-se [ɐjʃ], como em ex-presidente e em palavras como exceto ou exposição.

Assim, sempre que surja uma dúvida quanto à pronúncia de x, deverá ser consultado um dicionário com transcrição fonética.

Pergunta:

Gostaria de saber qual a pronuncia do r nestas palavras: enredo, enredaste, enredar.

Se pronuncio o r como se pronuncia em barro ou como se pronuncia em caro.

E qual a regra utilizada para quando eu encontrar outras palavras nesta linha?

Resposta:

A letra r pode pronunciar-se [ʀ] ou [ɾ], conforme a posição que ocupa na palavra.

Assim, em início de palavra, lê-se sempre [ʀ], como em rato. Em posição final de palavra, pronuncia-se [ɾ], como em mar.

Em posição média, a mesma letra poderá pronunciar-se:

a) [ɾ]: quando ocorrer entre vogais, como em caro; no fim de uma sílaba e antes de consoante, como em verde; quando formar grupo consonantal com uma oclusiva ([ɓ], [ɗ], [ɡ], [р], [ʈ], [к]), como nas palavras bravo, droga, graça, prata, trapo e cravo, segundo o princípio da sonoridade definido por Maria Helena Mira Mateus e outros autores, na Gramática da Língua Portuguesa (Lisboa, Caminho, p. 1040).

b) [ʀ]: quando ocorrer duplamente grafado (rr) entre duas vogais, como em barro, ou após sílaba terminada em n, como em anrique ou Henrique. O mesmo sucede em palavras formadas pelo prefixo en- e radical iniciado por r (como enriquecer

Pergunta:

Agradeço que me esclareçam a seguinte dúvida: qual é a transcrição fonética da palavra retórica?

Há uns dias ouvi uma pessoa pronunciá-la com a vogal e fechada quando sempre a ouvi e pronunciei com a vogal e aberta.

Resposta:

No que respeita à pronúncia da palavra retórica, alguns dicionários assinalam a vogal e como aberta [ɛ] e outros como semiaberta [е], apesar de o acento tónico se encontrar na sílaba seguinte [ˈʈо]. A regra geral de acentuação do português aponta para a existência de uma única sílaba tónica, isto é, de uma sílaba mais proeminente na sequência fonética, a qual resulta das propriedades de duração e intensidade dos sons vocálicos (cf. Gramática da Língua Portuguesa, de Maria Helena Mira Mateus, página 1050).

No entanto, o português admite, em determinadas situações, a ocorrência de outros pontos de proeminência, designados acentos secundários ou ecos de acento. Estes acentos, cuja atribuição ocorre ao nível pós-lexical, surgem sempre em sílabas pré-tónicas e decorrem de outros fatores, os quais são descritos na obra citada de M. H. Mira Mateus (pp. 1058-1059).

Embora a palavra retórica não se enquadre claramente nas situações descritas, parece-nos que a origem latina da palavra (rhetorica) poderá ter influenciado a atribuição do acento secundário, pronunciando-se a sílaba pré-tónica como aberta [ˌʀɛˈʈоɾiкɐ] ou semiaberta [ˌʀеˈʈоɾiкɐ].

Pergunta:

Como fazer a transcrição fonética estreita e alargada das vogais e consoantes?

Resposta:

A transcrição fonética larga identifica os sons produzidos de uma forma geral, utilizando um conjunto menor de símbolos fonéticos. A transcrição fonética estreita regista as variações dos sons em contexto, reproduzindo as realizações da fala, logo identificando as ocorrências da oralidade, como, por exemplo, as supressões de sons e a junção de palavras. Este tipo de transcrição fonética recorre necessariamente a um maior conjunto de símbolos.

A este respeito, poderá ser consultado o artigo da autoria de Eva Bolle Antunes e Joana Rocha Contribuições Clínicas da Fonética e da Fonologia.

Pergunta:

Gostaria que me dessem uma explicação quanto ao acento circunflexo da palavra mecânico (há outras).

Sendo uma vogal aberta ou sílaba, se quiser, por que não é grafada com um acento agudo? A regra diz que as palavras proparoxítonas são, na verdade, sempre graficamente acentuadas com acento agudo, para as vogais abertas, e circunflexo, para as fechadas. A sílaba da palavra em causa não é aberta?

Reconheço que estou a colocar um problema de lana caprina, mas gosto de trocar impressões e ir até à exaustão destas coisas.

Resposta:

Na palavra mecânico, a sílaba tónica é fechada ou, segundo a gramática de Celso Cunha e Lindley Cintra (p. 27), semifechada. De facto, o som produzido pela vogal tónica é [ɐ] e não [a], como em plástico, palavra proparoxítona com vogal da sílaba tónica aberta.

Assim sendo, em mecânico a vogal sílaba tónica leva acento circunflexo, de acordo com a referida regra de acentuação das palavras proparoxítonas. Esta regra está definida no novo Acordo Ortográfico, o qual apresenta outros exemplos de palavras grafadas e pronunciadas de igual modo, tal como dinâmico.

A classificação das vogais quanto ao grau de abertura é de base articulatória, sendo este determinado pelo timbre resultante da forma tomada pela cavidade faríngea e pela cavidade bucal, que funcionam como tubo de ressonância. No caso das vogais fechadas, dá-se o estreitamento do tubo de ressonância, provocado pela maior elevação do dorso da língua em direção ao palato, e, na produção das vogais abertas, ocorre o alargamento do tubo devido à menor elevação da língua.