A. Tavares Louro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
A. Tavares Louro
A. Tavares Louro
75K

Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas — Estudos Portugueses e Franceses pela Faculdade de Letras de Lisboa. Professor de Português.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

A palavra parentalidade entrou em força no vocabulário das ciências sociais. Uma pesquisa que efectuei no Google em português deu-me 641 resultados. Todavia, não consigo encontrar a referida palavra em vários dicionários que consultei, incluindo o da Academia das Ciências de Lisboa e o Houaiss.

Resposta:

(Resposta atualizada em 10/03/2013) 

Parentalidade é o «estado ou qualidade de pai e mãe». No Direito, é o «vínculo jurídico que  que existe entre um progenitor e o seu filho ou entre um adulto  e o menor a seu cargo, e que acarreta direitos e obrigações» [in Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora, 2010].

Parentesco é o «vínculo que une duas pessoas, em consequência de uma delas descende da outra ou de ambas procederem de um progenitor comum». O mesmo que consanguinidade ou a «relação de pessoas por vínculo de casamento». E sentido figurado: «semelhança», «proximidade». [ibidem]

Pergunta:

Por que razão se encontram duas grafias diferentes para a mesma palavra (parenteses ou parentesis)?

Qual é a forma correcta e porquê?

Resposta:

As palavras parêntesis e parêntese têm por origem o vocábulo grego ‘parenthesis’, que significava acção de intercalar. Esta palavra deu lugar a ‘parenthese’, na língua latina, e parêntese na ortografia portuguesa actual. Ambas as palavras – parêntesis (plural parêntesis) e parêntese (plural parênteses) – são consideradas correctas e, por isso, se encontram registadas nos dicionários de língua portuguesa.

Pergunta:

Escolástica pode ou não ser considerada uma palavra primitiva?

Que significa o sufixo ástico? Ex.: bombástico.

Resposta:

Escolástica – relativo a escolas ou à escolástica, «aquele que é versado em escolástica»; ou, ainda, «modesto, pobre, despretensioso» – é uma palavra proveniente do latim medieval scholastica, que, por sua vez, provém do grego skholαstiké.

Bombástico – «que  causa estrondo como uma bomba», «capaz de causar um grande impacto», significando ainda, em sentido figurado, «que se expressa de maneira afetada», «esfalhatoso» – provém do vocábulo italiano bombastico; que, por sua vez, tem origem no vocábulo alemão bombastisch, adjetivo relacionado com o estilo empolado do médico suíço Bombast von Hohenheim, mais conhecido por Paracelso (1493-1541). Daí o sentido figurado atrás referido. 

Há um conjunto de terminações de palavras portuguesas de acordo com o esquema – (vogal tónica)stico, nomeadamente os seguintes exemplos: drástico (do grego drastikós), doméstico (do latim domesticu-), dístico (do latim distichon e do grego distichos), diagnóstico (do grego  diagnostikós) e rústico (do latim rusticu-).

Como vemos, as palavras terminadas em -(v)stico provêm de outras línguas latinas, do latim e do grego. Não foram formadas dentro da língua portuguesa.

Este conjunto -(v)stico

Pergunta:

Qual é a tradução correcta para o português do termo inglês “empowerment”?

Agradeço antecipadamente a vossa atenção.

Resposta:

"Empowerment" é um substantivo formado com base no verbo "empower", que significa: autorizar; dar poder; tornar apto; dar autoridade; dar capacidade; permitir. "Empowerment" é o acto ou a consequência da atribuição de maior poder a uma instituição ou a um indivíduo.

Na gestão empresarial actual, as administrações de algumas empresas estão a atribuir maiores competências ou maiores poderes de decisão a certas funções ou a certos trabalhadores.

Assim, poderemos traduzir "empowerment" por alargamento ou ampliação de poderes ou de funções, de acordo com as situações concretas.

Pergunta:

O que quer dizer deslargar?

Resposta:

Deslargar significa desandar e retroceder.

Na linguagem popular, surge deslargar como reforço ou intensificador do verbo largar.

«Deslarga!» significa, portanto, «Larga mesmo!»