Pergunta:
Qual a forma mais correcta? «Santo Ovídio», ou «Santo Ovídeo»?
Muito obrigado.
Resposta:
O nome Ovídio está relacionado com o poeta latino Ovídio. É esta, portanto, a ortografia actual.
Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas — Estudos Portugueses e Franceses pela Faculdade de Letras de Lisboa. Professor de Português.
Qual a forma mais correcta? «Santo Ovídio», ou «Santo Ovídeo»?
Muito obrigado.
O nome Ovídio está relacionado com o poeta latino Ovídio. É esta, portanto, a ortografia actual.
Agradeço a vossa ajuda para o plural de golfinho-nariz-de-garrafa e golfinho-pintado-do-atlântico ("golfinhos-pintados-do-atlântico"?)
Muito obrigada!
A designação golfinho-nariz-de-garrafa deveria ser «golfinho-de-nariz-de-garrafa» ou «golfinho-com-nariz-de-garrafa». Estas formas teriam como plural «golfinhos-de-nariz-de-garrafa» ou «golfinhos-com-nariz-de garrafa». Estas formas é que poderão justificar o plural golfinhos-nariz-de-garrafa.
Em relação ao golfinho-pintado-do-atlântico, o plural será golfinhos-pintados-do-altlântico.
Quando devo utilizar as expressões: «Entre os dias» ou «Nos dias»?
Na língua portuguesa, a preposição entre aplica-se em frases como as seguintes: «Ele está entre a Isabel e o João» ou «Ele está entre amigos». Assim, a preposição entre aplica-se a «um entre dois» ou a «um entre vários».
Para informarmos os possíveis interessados, poderemos dizer que «uma feira decorre nos dias 14, 15 e 16 de Março». É a informação mais explícita.
Se um festival se mantiver durante vários dias, diremos que «o festival se realizará entre os dias 15 e 30 de Março». Como esta informação pode ser insuficiente, será melhor dizermos que «o festival decorrerá entre os dias 15 e 30 inclusive». De uma maneira ainda mais explícita, diremos: «O festival tem início no dia 15 e termina no dia 30 de Março.» Assim ficarão bem definidos os limites.
Como vivo aqui em Portugal procuro me adaptar, mas tem coisas que não consigo entender... tais como «porque escrevem certo e pronunciam errado». Ex.:
correios (pronunciam "curreios")
coração ("curação")
piscina ("pixina") e por aí afora.
Já procurei explicações, mas ninguém me deu uma que fosse convincente ou correta.
Se puder, «diga lá». Obrigada.
Todas as línguas do mundo estão em permanente evolução. A escrita não acompanha a evolução fonética. As regras ortográficas em vigor datam de 1945. A língua portuguesa é falada por cerca de 2OO milhôes de pessoas em cinco continentes.
Basicamente, a ortografia da língua portuguesa está relacionada com a língua latina e com as pronúncias a{#c|}tuais. De modo geral, as vogais t{#ó|ô}nicas tiveram um ligeira evolução ao longo dos séculos, mas as vogais átonas, em Portugal, tornaram-se mais fechadas. A língua portuguesa na variedade europeia utiliza nove vogais orais (apresentam-se os símbolos fonéticos): três abertas — [a], [ɛ] ("é aberto"), [ɔ] ("ó aberto"); três de abertura média — [ɐ] ("a fechado"), [e] ("e fechado"), [o] ("o fechado"); e três fechadas — [i], [u], [ɨ] ("e mudo", como, por exemplo em bebe, [bɛbɨ]).
As diferenças regionais encontram-se sobretudo nas sílabas átonas.
A palavra correios é pronunciada no Brasil "côrreius", e, em Portugal, onde as sílabas átonas são mais fechadas, dizemos "curreius".
No Brasil, a palavra coração tem as pronúncias "còraçãu" e "côraçãu". Em Portugal, a sílaba inicial é mais fechada e, por isso, dizemos "curaçãu".
Muitos falantes, em Portugal, lêem piscina como "pichina". Não é a melhor pronúncia, mas é uma forma possível. Curiosamente, é uma realização fonética próxima da pronúncia italiana. Como a consoante s soa como <ch> em fim de sílaba, neste caso, assimila a consoante seguinte e abafa o seu efeito. Na língua portuguesa, as chiantes dominam normalmente as sibilantes.
Gostaria que me ajudassem quanto ao significado/origem do nome Hermílio, uma vez que tenho a sensação de que em Portugal é raríssimo.
O nome próprio Hermílio está relacionado com uma família com o apelido Hermili registada em documento do século XII. Desta família, derivou também o nome próprio Hermilo. A variante Hermílio é mais frequente no Brasil.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações