. - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
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Textos publicados pelo autor
No Meu Bairro
As diferenças que unem: um livro sobre inclusão e diversidade
Por Lúcia Vicente, Tiago M.

O livro infantil No Meu Bairro, de Lúcia Vicente, com ilustração de Tiago M., é uma edição Nuvem de Letras, com a chancela do grupo editorial Penguin Random House. Nele a autora conta, em verso, as histórias de 12 crianças que têm em comum o facto de serem diferentes do que é considerado o padrão normal em sociedade. Este facto permite à autora abordar temas relacionados com «a diversidade de género, familiar, racial ou de credo religioso» (p. 7), com o objetivo de contribuir quer para a discussão pedagógica destes temas quer para a normalização do que é visto como diferente.

Este livro tem a particularidade de ser o primeiro a ser editado em Portugal com recurso ao sistema ELU. Trata-se de um sistema de adequação a uma linguagem que busca ser inclusiva ao esbater as diferenças linguísticas entre masculino e feminino por meio da construção de uma linguagem neutra que possibilita a inclusão no discurso de pessoas não-binárias, de género neutro ou de género indeterminado.

Em traços gerais, o sistema ELU, para marcar o género ...

Teoria discursiva em diálogo
Perspetivas e análises
Por Paulo Nunes da Silva, Luís Filipe Barbeiro, Fausto Caels, Carlos A. M. Gouveia, Joana Vieira Santos, Carla Marques, Célia Barbeiro

A obra Teoria discursiva em diálogo: perspetivas e análises, da Grácio Editor, em acesso livre, é uma publicação conjunta de sete autores: Paulo Nunes da Silva, Luís Filipe Barbeiro, Fausto Caels, Carlos A. M. Gouveia, Joana Vieira SantosCarla Marques e Célia Barbeiro, um grupo de investigadores que integra o grupo de I&D Discurso e Práticas Discursivas Académicas (DPDA), pertencente ao centro de investigação CELGA-ILTEC, da Universidade de Coimbra. O objetivo desta publicação centra-se, tal como anuncia o título, na exploração de um diálogo possível entre diferentes teorias discursivas. Por meio de artigos escritos a duas ou três mãos, os investigadores propõem reflexões e análises que partem de quadros teóricos como o Interacionismo Sociodiscursivo, a Linguística Sistémico-Funcional ou a

Latim em Pó
Um Passeio pela Formação do Nosso Português
Por Caetano W. Galindo

Latim em Pó é um livro sobre a história da língua portuguesa na perspetiva do Brasil, escrito por Caetano W. Galindo e editado pela Companhia das Letras. O título é emprestado de um verso da canção "Língua" (Velô, 1984), de Caetano Veloso1, que descreve o português como «latim em pó».

Constituído por 19 capítulos, a exposição desenrola-se num estilo direto, simples, mas sempre convidativo à reflexão, o que torna a leitura muito agradável. Sem ceder a simplificações excessivas, porque o autor leva a sério a missão de revelar a enorme complexidade implicada do fenómeno da linguagem humana e das línguas que lhe dão historicidade.

Os dois primeiros, "Bem-vinda" e "Roçar a língua de Camões", são em conjunto uma introdução, salientando a importância do tema e os objetivos da obra. O autor dá conta de como, em comparação com outros países e regiões, e apesar da presença de outras línguas faladas no seu vasto território, é surpreendente a relativa uniformidade linguística do Brasil, que tem sido mal interpretada historicamente: «a história da implementação da língua portuguesa no nosso território [...] nada tem da narrativa pacificada, meio oficial e meio preguiçosa, que nós mesmos costumamos adotar». Outra finalidade do livro é também a de pôr em causa a ideia de que ninguém «fala certo» no Brasil.

Os nove capítulos seguintes – "O começo de tudo", "O povo dos cavalos", "Roma", "A outra Roma", "Os 'bárbaros' e as aspas", "Os 'árabes' e mais aspas", "A Reconquista", "Antes de nós" e "Kriol" – retomam os tópicos habituais de outras histórias da língua portuguesa, mas recuando aos primórdios do proto-indo-europeu e continuando até ao ...

Português Língua Não Materna
Contextos, estatutos e práticas de ensino numa visão crítica
Por Francisco Calvo del Olmo, Sílvia Melo-Pfeifer, Sweder Souza.

Português Língua Não Materna: contextos, estatutos e práticas de ensino numa visão crítica é uma obra editada pela Universidade do Porto (U.Porto Press) e organizada por Francisco Calvo del OlmoSílvia Melo-Pfeifer e Sweder Souza.

Como o título antecipa, é um livro que tem por objetivo discutir questões de ensino e aprendizagem de Português Língua Não Materna. Língua Não Materna (PLNM), área que aqui se desdobra em Língua de Acolhimento, Língua de Herança, Língua Adicional, Língua Segunda e Língua Estrangeira. Apresenta-se assim a visão dos diferentes tipos de ensino nos diferentes contextos em que ocorre, numa perspetiva de língua pluricêntrica.

Esta coletânea encontra-se dividida em três grandes partes: Português no espaço das Américas, com seis artigos; Português no espaço europeu, com oito artigos; e Português noutras latitudes, constituído por quatro artigos. Na primeira secção encontram-se artigos de autores que se encontram a trabalhar na Argentina, no Canadá, na Colômbia, nos Estados Unidos da América, no Uruguai e na Venezuela. Na segunda parte incluem-se textos provindos da Alemanha, da Espanha, da França, da Inglaterra, da Itália, do Luxemburgo, da Roménia e da Suíça. Por fim, incluem-se artigos alusivos ao ensino-aprendizagem na Austrália, no Japão, em Marrocos e na Rússia, na última parte.

Esta divisão estratégica oferece uma perspetiva panorâmica e atua...

Ensino da Leitura e da Escrita Baseado em Evidências
Por Rui A. Alves, Isabel Leite

O manual Ensino da Leitura e da Escrita Baseado em Evidências é uma publicação da Fundação Belmiro de Azevedo, editado por Rui A. AlvesIsabel Leite e coordenado por Carlos Nadalim. Reúne um conjunto de textos que abordam assuntos relacionados com a política da leitura, a formação de professores e os contributos trazidos pela investigação em neurociências, psicolinguística e linguística, para uma melhor compreensão da aprendizagem da leitura. O seu objetivo principal é contribuir para a formação dos profissionais que atuam na área da alfabetização, uma vez que, segundo os editores desta obra, «o ensino da leitura e da escrita baseado em evidências pressupõe um reconhecimento triplo e a conformidade com um conjunto de princípios que garantem que o ensino decorre de forma eficaz, eficiente e significativa» (pág. 2).

Em termos estruturais, o manual está organizado em quatro partes, distribuídas por 23 capítulos, que abordam temáticas relacionadas com a leitura e o seu ensino, mas que não se circunscrevem às descobertas e investigação na área da psicolinguística, abordando e discutindo também assuntos relacionados com a política da leitura e com a formação de professores. Para além disto, esta publicação também contextualiza descobertas científicas, explicando as suas implicações para a prática pedagógica e dando exemplos concretos de atividades e materiais a utilizar na sala de aula.

A primeira parte (parte A) do manual é dedicada às noções fundamentais sobre o ensino d...