A escrita criativa na Universidade Nova de Lisboa e o novo secretário-executivo da CPLP
Informação relacionada sobre todos os temas relativos à Lingua Portuguesa
A escrita criativa na Universidade Nova de Lisboa e o novo secretário-executivo da CPLP
Um antidicionário de dificuldades do português e os novos projetos para o IILP
Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português
O autor do recém-publicado Dicionário de Erros Falsos e Mitos do Português e o novo diretor executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) são os convidados dos programas* produzidos pelo Ciberdúvidas para a rádio pública portuguesa, da presente semana. * Língua de Todos, emitido na RDP África, na sexta-feira, 25/1/2019, às 13h15, com repetição no sábado, dia 26/1, depois do noticiário das 09h00 + Páginas de Português, na Antena 2, do dia 271/2019, às 12h30, com repetição no sábado seguinte, dia 2/02/2019, pelas 15h30. Hora oficial de Portugal continental – ficando ambos o programas disponíveis depois aqui e aqui, respetivamente.
Angola padroniza a escrita e a leitura dos grandes números
Decreto presidencial torna norma obrigatória a ordenação seguida em Portugal e na generalidade dos países europeus
Publicado no Diário da República de Angola, o Decreto Legislativo Presidencial 1/19 de 18 janeiro torna a obrigatória a utilização da Escala Longa na escrita e na leitura dos grandes números, com vista a proporcionar «[...] todas as vantagens inerentes à certeza da contabilidade do País e, consecutivamente, a uma melhor compreensão dos números da economia nacional», salienta-se no preâmbulo desta disposição do presidente angolano que, assim, põe Angola a alinhar com a ordenação seguida em Portugal e na generalidade dos países europeus, ao contrário da do Brasil, EUA e noutros países não-europeus. Ver aqui.
Os projetos do novo diretor executivo do IILP e os empréstimos bantos no português de Luanda
Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português
Os programas* produzidos pelo Ciberdúvidas para a rádio pública portuguesa, da presente semana, centram-se nos projetos de Icanha Itunga, o novo diretor executivo do Instituo Internacional da Língua Portuguesa, e num trabalho de investigação sobre os empréstimos bantos no português de Luanda. * Língua de Todos, emitido na RDP África, na sexta-feira, 18/1/2019, às 13h15, com repetição no sábado, dia 19/1, depois do noticiário das 09h00 + Páginas de Português, na Antena 2, do dia 20/1/2019, às 12h30, com repetição no sábado seguinte, dia 26/01/2019, pelas 15h30. Hora oficial de Portugal continental – ficando ambos o programas disponíveis depois aqui e aqui, respetivamente.
Renato Borges de Sousa (1935-2019)
Uma vida dedicada à promoção da língua portuguesa no mundo
Açoriano de nascimento, Renato Borges de Sousa dedicou toda a sua vida à promoção internacional da língua portuguesa – do ensino para estrangeiros até à realização das 20 edições da Expolíngua Portugal – Salão Português de Línguas e Culturas.
A Universidade Pedagógica da Beira (Moçambique) e os pseudoerros de português
Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português
A atividade da Universidade Pedagógica da Beira (Moçambique) e o novo livro do professor universitário e tradutor Marco Neves sobre pseudoerros de português são os temas principais dos programas* produzidos pelo Ciberdúvidas para a rádio pública portuguesa, da presente semana. * Língua de Todos, emitido na RDP África, na sexta-feira, 11/1/2019, às 13h15, com repetição no sábado, dia 12/1, depois do noticiário das 09h00 + Páginas de Português, na Antena 2, do dia 13/1/2019, às 12h30, com repetição no sábado seguinte, dia 19/01/2019, pelas 15h30. Hora oficial de Portugal continental – ficando ambos o programas disponíveis depois aqui e aqui, respetivamente.
Notícias // Projetos, campanhas, passatempos
Enfermeiro e resiliência: as palavras do ano de 2018 em Portugal e em Moçambique *... e ódio e medo foram as propostas para o Brasil dos jornalistas e escritores Sérgio Rodrigues e Ruy Castro
Em Portugal, enfermeiro foi a palavra do ano de 2018 mais votada no concurso promovido pela Porto Editora e pela Priberam. Já em Moçambique foi resiliência a palavra eleita, enquanto, para o Brasil, ódio foi a sugestão do jornalista e escritor Sérgio Rodrigues, na sua coluna Folha de S. Paulo – tema retomado pelo seu colega Ruy Castro no Diário de Notícias de 28 de outubro de 2018, em que acrescentou como uma segunda escolha: ódio. * Sob idêntica iniciativa do grupo da Porto Editora, a Plural Editores anunciou no dia 8 de fevereiro de 2019 a palavra do ano 2018 mais votada pelos angolanos: esperança. Cf. A monstruosa atualidade da palavra feminicídio em Portugal, o vocábulo do ano 2018 em Angola e o plágio na Internet
A (não) sobrevivência dos crioulos de raiz portuguesa e a Cátedra Manuel Alegre na Universidade de Pádua
Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português
O crioulos de base lexical portuguesa e a Cátedra Manuel Alegre da Universidade de Pádua são os temas principais dos programas* produzidos pelo Ciberdúvidas para a rádio pública portuguesa, na presente semana. * Língua de Todos, emitido na RDP África, na sexta-feira, 4/1/2019, às 13h15, com repetição no sábado, dia 5/1, depois do noticiário das 09h00 + Páginas de Português, na Antena 2, do dia 6/1/2019, às 12h30, com repetição no sábado seguinte, dia 12/01/2019, pelas 15h30. Hora oficial de Portugal continental – ficando ambos o programas disponíveis depois aqui e aqui, respetivamente.
Maria e João + João Miguel e Maria Eduarda – os nomes preferidos em Portugal e no Brasil
