Os empréstimos originários das línguas bantas em Angola e a introdução do português na Escola Internacional da ONU - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Os empréstimos originários das línguas bantas em Angola
e a introdução do português na Escola Internacional da ONU
Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português
431

♦ A língua portuguesa ganhou mundo e é, hoje, uma língua global. Em contacto com outras línguas e culturas, esse português foi adquirindo novas palavras e novas sonoridades.

No programa de Língua de Todos – emitido na RDP África* –, o linguista angolano Afonso Miguel fala da tese de doutoramento que defendeu recentemente, intitulada  Integração Morfológica e Fonológica de Empréstimos Lexicais Bantos no Português Oral de Luanda, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Língua de TodosRDP África, sexta-feira, 8 de fevereiro às 13h15, com repetição no sábado, dia 9 de fevereiro, depois do noticiário das 9h00. Hora oficial de Portugal continental, ficando o programa disponível posteriormente, aqui.

♦ O português tornou-se em novembro, uma das dez línguas ensinadas na Escola Internacional das Nações Unidas, um estabelecimento de ensino privado fundado em 1947, em Nova Iorque, onde estuda a generalidade dos filhos dos funcionários da Organização das Nações Unidas (ONU). Trata-se, para já, de um projeto-piloto que será avaliado a cada seis meses e que fica a dever-se aos esforços conjuntos de Portugal e do Brasil, mas cuja continuidade dependerá da procura que a nossa língua tenha na escola.

Em Páginas de Português, programa transmitido na Antena 2**, realça-se este tema numa entrevista com José Carlos Adão, adjunto da coordenação do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua em Nova Iorque, sobre a introdução do ensino do português na Escola Internacional da ONU.

** Páginas de Português, emitido na Antena 2, no dia 10 de fevereiro, às 12h30**, com repetição no sábado seguinte, dia 16 de fevereiro, pelas 15h30. Hora oficial de Portugal continental, ficando o programa disponível posteriormente, aqui.