Números adiantados pelo ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva no próximo ano letivo de 2019/2020 o português integrará o currículo escolar de 32 países como parte do esforço de expansão e consolidação da língua portuguesa.
Comissão Parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto da Assembleia da República aprovou o relatório do grupo de trabalho constituído em 2017 para avaliar o impacto da aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, não tendo, todavia, aprovado as recomendações neste incluídas.
Com parceria do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e a Universidade de Cabo Verde foi inaugurado no dia 19 de julho de 2019 o Centro de Língua Portuguesa.
A seguir a notícia completa da agência Lusa, recolhida do jornal Público.
A difusão, promoção e preservação da língua portuguesa no mundo é tema principal dos programas que o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa*.
* Os programas Língua de Todos e Páginas de Português ficam disponíveis, posteriormente, aqui e aqui.
Algumas particularidades do português luandense e a interdisciplinaridade no sistema de ensino português são os temas centrais dos programas produzidos pelo Ciberdúvidas para a rádio pública portuguesa*.
* Ambos os programas ficam disponíveis posteriormente, aqui e aqui.
Maria Henriqueta da Costa Campos (1929-2004), que foi professora na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL), desenvolveu investigação sobre o funcionamento da língua, da coloquialidade até à expressão literária, com vista à sua modelização teórica. No ano de 2019 comemoraria 90 anos, e o Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL) presta-lhe homenagem em 11/07/2019, nas instalações da FCSH-UNL, com a organização de uma oficina intitulada "Sei um ninho", à volta do tema Linguística e Texto Literário .
* Trata-se do primeiro verso do poema Segredo, do poeta português Miguel Torga (1907-1995).
A Ciberescola da Língua Portuguesa e os Cibercursos da Língua Portuguesa terminaram as atividades letivas referentes a 2018/2019. Foram envolvidos perto de 150 alunos, nestas duas plataformas dinamizadas pela Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.
O Festival Literatura-Mundo na ilha cabo-verdiana do Sal e as provas de aferição do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico de Portugal são os temas centrais do programas que o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa.
* Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programa disponíveis posteriormente, aqui e aqui.
Num mundo em que a situação de refúgio tem sido recorrente e onde o fenómeno de migração é uma realidade, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo, no Brasil, promove cursos de língua portuguesas para pessoas refugiadas e imigradas no país de forma a que estas se integrem mais facilmente no país, sendo que para isso o domínio da língua do país de acolhimento é uma grande ajuda. Neste caso em concreto, a FFLCH vai abrir inscrições para um curso avançado de conversação e escrita de língua portuguesa.
O Clube de LeYtura entrega todos em meses em casa dois livros adequados à idade dos leitores (dos 0 aos 13 anos). A seleção das obras é da responsabilidade de escritores portugueses de literatura infanto-juvenil. Uma iniciativa que visa a promoção da leitura em ambiente familiar.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações