Uma seleção de artigos que Xosé María Lema Suárez (Vimianzo, 1950), professor de Geografia e História do ensino secundário na Galiza, publicou em 2021. O autor tem extensa obra dedicada ao património galego, dando especial atenção à arquitetura rural, à toponímia e à lexicografia galega. Xosé María Lema é coautor do Dicionário Xerais da Lingua das Edicións Xerais.
Como se lê na contracapa, o livro contém trinta artigos incluídos em diferentes publicações impressas ou digitais da Galiza, portanto, antes da pandemia que começou em 2020: La Voz de Galicia, Xornal de Galicia, Galicia Hoxe, El Correo Gallego, Música na Noite, Vieiros, Sermos Galiza, Que Pasa na Costa e ‘Voces’ de ProLingua. O tema comum é a defesa da língua galega, tendo a maior parte dos textos surgido, de acordo com as palavras do autor, «cando a partir de 2009 o novo Presidente da Xunta, Núñez Feijoo, puxo en marcha medidas lexislativas desprotectoras e mesmo agresivas contra o idioma propio de Galicia.»
Os textos relevam, portanto, da grande preocupação que os dados mais recentes suscitam, pois, perante a descida acentuada do número de falantes ativos de galego, o poder e a sociedade galegos parecem mostrar certa inação. A vertente que, no galeguismo linguístico, se orienta para a valorização dos laços com com os países de língua portuguesa fica patente em dois dos artigos: "Falou galego, con certeza, a Volta Ciclista portuguesa" (pp. 90-91), a propósito da vitória do galego Gustavo César Veloso na Volta a Portugal de 2015; e, a respeito de um êxito editorial de 2015, da autoria do linguista e escritor Fernando Venâncio, "Assim nasceu uma língua, unha obra que recoñece as orixes galegas do portugués" (pp. 103-108).
Trata-se, portanto, de uma coletânea de grande interesse, por revelar como é premente uma intervenção política decisiva e de fundo a favor do uso extensivo do galego, de forma a vencer não só os preconceitos que rodeiam o seu uso na Galiza, mas também o "surdo" desconhecimento a que esta língua é geralmente votada em Portugal.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações