Uma Loja Verde só para anglófonos? - Pelourinho - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Português na 1.ª pessoa Pelourinho Artigo
Uma Loja Verde só para anglófonos?
Uma Loja Verde só para anglófonos?

O Sporting Clube de Portugal, conforme o seu nome oficial, já lá vão 112 anos – inaugurou a sua primeira loja comercial, fora do Estádio de Alvalade: precisamente na baixa lisboeta. Mas até parece que não, que foi numa qualquer cidade de Inglaterra, dos EUA ou de qualquer outro país anglófono. Ou será que aquele Official Store desta Loja Verde destina-se, tão-só, a turistas de língua inglesa? Então, e os outros todos que visitam Lisboa, espanhóis, franceses, italianos, alemães, etc.?... Só falta mesmo mudarem o nome do obviamente clube para Club Sporting of Portugal!... 

 

P.S. – O reparo sobre o despropositado uso do anglicismo official store, porque não exclusivo do Sporting Clube de Portugal, estende-se obviamente a todos os demais clubes portugueses* – e não só clubes...– com a mesma prática comercial.

* É o caso, entre outros, do Sport Lisboa e Benfica.

 

Sobre o autor

Jornalista português, cofundador (com João Carreira Bom) e responsável editorial do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Autor do programa televisivo Cuidado com a Língua!, cuja primeira série se encontra recolhida em livro, em colaboração com a professora Maria Regina Rocha. Ver mais aqui.