O nosso idioma // Desafio semanal
Significado da expressão latina ad hoc?
Usos tradicionais e usos indevidos
O que significa a locução latina ad hoc? De uma forma geral, esta expressão associa-se a um nome para descrever algo usado «para um fim específico», em contextos que vão desde o jurídico, à informática ou ao meio científico. A locução surge em expressões como «exame ad hoc», que refere um exame realizado para um fim específico. É também muito usada em contexto jurídico, onde a encontramos em expressões como «advogado ad hoc», que se usa para aludir a um advogado que foi nomeado apenas para um fim específico.
No português europeu, encontramos também a locução usada pejorativamente em expressões como «ele faz tudo ad hoc», com o sentido de «ele faz tudo de forma atabalhoada». Este uso é habitualmente considerado indevido porque se afasta da significação clássica da locução. Podemos apontar uma explicação, que carece, no entanto, de confirmação, para a evolução para este sentido negativo. Ela assenta na eventual contaminação com a locução ab hoc, que tem a forma completa na expressão ab hoc et ab hac, que significa «a torto e a direito ». «Falar ab hoc et ab hac» é falar do que se sabe e, sobretudo, do que não se sabe, de forma desordenada, atabalhoada. A proximidade fonética entre a letra d e a letra b poderá ter levado à contaminação de sentidos que conduziu a que ad hoc também fosse usado com o valor de «atabalhoadamente». No Ciberdúvidas, Gonçalo Neves avança ainda outra hipótese para o desvio semântico de ad hoc, considerando que poderá estar relacionada com o funcionamento atabalhoado de muitas comissões ou outras instituições criadas ad hoc.
___________________________________________________
Áudio disponível aqui:
[AUDIO: Carla Marques_ad hoc]
Apontamento da professora Carla Marques incluído no programa Páginas de Português, na Antena 2, no dia 16 de novembro de 2025.
