Todos nós conhecemos o substantivo mundo (do latim mundu-) com o significado de «universo», mas também existe o adjetivo mundo, significando «limpo, puro»1, embora o seu emprego seja raro. Camões, por exemplo, utilizou-o em Os Lusíadas: «Debaixo deste círculo, onde as mundas / almas divinas gozam» (X, 85).
Já o antónimo do adjetivo mundo – imundo – é de uso corrente.
Da família do adjetivo mundo, temos o verbo mondar2 e o substantivo monda.
Mas em latim, o substantivo mundu-, além de significar «universo», significa também «adorno, enfeite, objeto da toilette da mulher».
Em grego, a palavra cosmos (κόσμος) significa não só «universo» como também «adorno, enfeite». Deste último significado, temos o vocábulo cosmético.
Primitivamente, os gregos atribuíam a esta palavra κόσμος a ideia de «ordem no universo» e, mais tarde, o próprio universo. Quando os Romanos entraram em contacto com os Gregos, atribuíram à palavra mundus (mundo) o mesmo significado de «universo».
«Cosmo ou cosmos: a palavra deriva do termo grego κόσμος [kósmos], que literalmente significa "bem ordenado" ou "ornamentado" e metaforicamente "mundo", e é contrária ao conceito de caos (feio ou desordenado). Hoje, a palavra é geralmente usada como sinónimo para "Universo".»3
Na terminologia religiosa, mundo indicava o mundo terrestre, por oposição a céu. Assim, temos a palavra mundano – «relativo ao mundo, do ponto de vista material; profano; relativo à vida considerada contrária à espiritualidade, que privilegia os prazeres materiais.»4
1 Significado de mundo: Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.
2 «Mondar: arrancar ervas nocivas, impedindo, assim, que cresçam junto dos cereais; limpar» (idem)
3 Cosmo, Wikipédia.
4 Cf. mundano, Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.
Texto de João Nogueira Costa, que o publicou no Facebook em 19/11/2018.