DÚVIDAS

ARTIGOS

O nosso idioma

«Aqui compra-se os melhores fatos»
ou «Aqui compram-se os melhores fatos»?

As especificidades de se

Qual das frases está correta «Aqui compra-se os melhores fatos» ou «Aqui compram-se os melhores fatos»?

Ambas as frases são aceitáveis, embora apresentem diferenças entre si.

Na frase «Aqui compra-se os melhores fatos», temos uma situação de sujeito indeterminado, assinalada pelo pronome impessoal se. Por essa razão, esta frase é equivalente a «Aqui alguém compra os melhores fatos». Encontramos esta indeterminação do sujeito presente em construções como «Diz-se que vai chover» («Alguém diz») ou «Vende-se casas» («Alguém vende»).

A frase «Aqui compram-se os melhores fatos» é, por seu turno, uma frase passiva sintética, equivalente a uma frase passiva tradicional «Aqui os melhores fatos são comprados por alguém.». É a partícula apassivante se que tem a função de marcar esta construção passiva particular. Repare-se ainda que, neste caso, o verbo vai para o plural porque o seu sujeito é o constituinte «melhores fatos». Esta opção é equivalente a frases como «Escrevem-se textos» ou «Vendem-se casas», todas elas frases passivas sintéticas.

 

Áudio Disponível aqui:

[AUDIO: Carla Marques_Compra-se ou compram-se]

Fonte

Apontamento incluído no programa Páginas de Português, na Antena 2, no dia 13 de março de 2023.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa